O canal de TV por assinatura Eurochannel apresenta maratona da minissérie francesa A Extrema Direita e entrevista inédita com seu idealizador. Destaque do canal, a produção será reapresentada em formato de maratona, junto com uma entrevista exclusiva com seu criador e diretor Marcel Bluwal no dia 18/2, sexta-feira, às 22h.

- Publicidade -

Aos 85 anos, o parisiense Marcel Bluwal tem no currículo diversas produções feitas para a TV francesa. Uma das mais famosas é certamente a versão de 1972 de Les Misérables, em formato de minissérie. O diretor também assinou filmes para o cinema como Carambolages (1963), estrelado por Jean-Claude Brialy e Louis de Funès, que disputou a Palma de Ouro no Festival de Cannes.

Em A Extrema Direita, Marcel Bluwal destaca os principais pensamentos e ações deste partido que existiu na Europa em meados dos anos 1930. O personagem principal da minissérie é François Salmon (Bernard-Pierre Donnadieu), um industrial e membro de uma das famílias mais ricas da Europa, que sofre uma reviravolta em sua vida ao entrar para um movimento de extrema direita, no período que antecedeu a Segunda Guerra Mundial.

Fundador de uma montadora de automóveis e figura importante da alta sociedade francesa, Salmon encara a vitória do partido de esquerda como uma ameaça a sua família e a sua classe social, e decide se juntar ao grupo de extrema direita La Cagoule, liderado por Deloncle (Didier Bezace). No grupo, ele passa a defender a bandeira do anticomunismo e antissemitismo. Junto com os demais membros, luta para derrubar a República, contando com o apoio do Exército.

- Publicidade -