Em função do início do horário de verão, que começou à zero hora deste domingo, dia 19 de outubro, a grade de programação da Globo sofrerá ajustes em alguns estados.

Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins não adotarão, por lei, o novo horário. Com isso, nessas regiões, a novela das sete passará a ir ao ar depois do ‘Jornal Nacional’, que será transmitido ao vivo, às 19h30 (horário local). Aos domingos, a grade nestes estados será adiantada em uma hora.

No Amazonas, Rondônia e Roraima, onde também não haverá horário de verão e a diferença de fuso será de duas horas, a grade também sofrerá ajustes. De segunda a sexta-feira, o ‘Bom Dia Brasil’ será exibido com atraso de uma hora, às 06h30 (horário local), e o ‘Jornal Nacional’, às 19h30 (horário local). Com a diferença de três horas no fuso do Acre, o ‘Bom Dia Brasil’ será exibido às 06h30 (horário local) com duas horas de atraso, enquanto o ‘Jornal Nacional’ vai ao ar às 18h30 (horário local), com uma hora de atraso em relação ao horário de Brasília. E, aos domingos, a programação será adiantada em uma hora.

Nos demais estados, a ordem dos programas na grade de programação não será alterada.

Última semana de horário eleitoral obrigatório

Como a primeira semana do horário de verão brasileiro coincide com a última de propaganda política eleitoral obrigatória, até o dia 26 de outubro, a programação da Globo fica ainda mais atípica nos 16 estados que não seguem o horário de verão. Apenas nesta semana, por exemplo, o ‘Jornal Nacional’ vai ao ar às 17h (horário local) no Acre; Amazonas, Rondônia e Roraima assistem ao telejornal às 18h (horário local); e o restante dos estados das regiões Norte e Nordeste acompanha as principais notícias do Brasil e do mundo às 19h (horário local). Em todos os locais o telejornal é exibido ao vivo.