A partir de 28 de julho, a minissérie “Memorial de Maria Moura” está de volta. Ela estreia no canal Viva no lugar de “A Casa das Sete Mulheres”, na faixa das 23h45. Exibida originalmente em 1994, a obra é uma adaptação do romance homônimo da escritora Rachel de Queiroz e conta a saga de uma mulher que enfrenta os problemas de uma sociedade machista no século XIX.
O sucesso no Brasil levou a comercialização em diversos países como Angola, Bolívia, Canadá, Guatemala, Indonésia, Nicarágua, Panamá, Peru, Porto Rico, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
A protagonista Maria Moura é interpretada pela premiada Glória Pires, a quem todas as histórias e personagens paralelas se remetem. A minissérie trata de temas como a luta por justiça, os amores impossíveis e as mortes. Tudo de acordo com a época, apresentada com contexto social rude e frio no qual a posse de terras significava não apenas poder econômico, mas também poder político e posição social.
Na contramão das regras sociais estabelecidas por um sistema patriarcal, na qual a submissão feminina é uma constante, a protagonista é capaz de tudo por sua liberdade, tornando-se cruel com seus adversários e extremamente leal com os que a apóiam.
O elenco traz nomes como Bete Mendes, Rosamaria Murtinho, Marcos Palmeira, Lui Mendes, Kadu Moliterno, Cristiana Oliveira, Chico Diaz, entre outros. De Jorge Furtado e Carlos Gerbase, “Memorial de Maria Moura” tem direção de Denise Saraceni.