Laços de Sangue foi escolhida a melhor Novela pelo 39th International Emmy Awards. O prêmio foi entregue ao diretor de entretenimento internacional da Rede Globo Guilherme Bokel e ao diretor-geral da SIC Luís Marques nesta segunda-feira, dia 21, no Hilton Hotel, em Nova York, durante o jantar de gala. Com supervisão de texto de Aguinaldo Silva, a novela é a primeira coprodução entre a Globo e a emissora portuguesa SIC.
Laços de Sangue concorreu com outros três finalistas: Araguaia, também da Rede Globo, Contra las Cuerdas, da Argentina e Precious Hearts, das Filipinas. Ao todo, foram 1.000 programas inscritos, de 61 países, para disputar os títulos das 10 diferentes categorias, que foram analisados por mais de 800 jurados de 67 países.
A premiação, anunciada pelos atores Danny Pino e Blanca Soto, foi comemorada com entusiasmo por Bokel. “Este prêmio coroa a breve trajetória de internacionalização das produções da Rede Globo. Esta é a terceira coprodução internacional e a primeira em que estivemos envolvidos desde a supervisão de texto, com o Aguinaldo Silva, até o corte final de cada episódio. O Emmy simboliza o reconhecimento da marca Globo de qualidade e nos faz acreditar que estamos no caminho certo”, disse Bokel. A estatueta, recebida pelo programa, representa a mais importante premiação do mercado televisivo.
Com direção de argumento de Pedro Lopes da SP Televisão, supervisão de Aguinaldo Silva, e direção-geral de Patrícia Sequeira, Laços de Sangue foi exibida entre setembro de 2009 e outubro de 2010 pela SIC, em Portugal. A novela é uma história enraizada na realidade portuguesa, com dramas e conflitos próprios de uma sociedade contemporânea. Uma trama de amor e ódio, entre duas irmãs separadas pelo destino, onde o amor prevalece. Gravada em cenários bem portugueses como Viana do Castelo, Lago do Alqueva e o Mercado da Ribeira, em Lisboa, a história de Laços de Sangue teve também cenas gravadas no Rio de Janeiro e ambientadas na Amazônia. A atriz Susana Vieira fez uma participação especial em dez capítulos e reviveu a personagem Lara Romero, da minissérie Cinquentinha.
Este foi o segundo Emmy Internacional da Rede Globo em 2011 e o sétimo na história da emissora. Em setembro deste ano, o Jornal Nacional recebeu a estatueta pela cobertura da invasão do Complexo do Alemão. Em 1981, o vencedor foi A Arca de Noé e um ano depois foi a vez de Morte e Vida Severina. Em 1983, Roberto Marinho ganhou o prêmio na categoria direção e em 2009 a novela Caminho das Índias recebeu a premiação. A Rede Globo continua a ser a única rede de TV brasileira a ganhar o Emmy.
Neste ano, outras cinco produções foram finalistas e concorreram ao prêmio: Por Toda a Minha Vida como Melhor Programa de Arte; Separação?! como Melhor Comédia; Na Forma da Lei como Melhor Drama; e Araguaia também na categoria Melhor Novela. Adriana Esteves e Fábio Assunção também concorreram ao prêmio de Melhor Atriz e Ator, respectivamente, por suas atuações em Dalva & Herivelto – Uma Canção de Amor.