Olá, internautas

- Publicidade -

Na última quinta-feira (14/04), o programa “Sensacional”, da RedeTV!, anunciou o lançamento de mais um cantor. A apresentadora Daniela Albuquerque conversou com Matt. Na realidade, o “novo cantor” já é uma figura velha conhecida do telespectador de realities. É o ex-BBB e ex-Fazenda Matheus Lisboa que adentra o universo musical.

O “ex-engenheiro” adota um novo nome artístico nesta etapa. Após se aventurar na teledramaturgia, o mineiro aposta na música (com apoio da Kondzilla). Há algumas semanas, ele já tinha lançado, na internet, o videoclipe de “Sensualiza”.

O clipe minimiza o seu desempenho à frente das câmeras com um balé. Dançarinos e dançarinas encarnam a coreografia que deveria viralizar. Pelas redes sociais, muitos compararam Matt com Latino de 30 anos atrás. Só que já estamos na terceira década do século XXI. A aposta no bigode aprofunda tal comparação. O visual retrô não funciona dentro da proposta.

Na festa de divulgação da nova carreira em Alphaville (SP), Matt apareceu com cabelo rosa. Outro equívoco. O videoclipe foi patrocinado pela Vinci Hair Clinic que tem como objetivo resgatar e valorizar o cabelo, especialmente de homens. Matt passou pelo processo de transplante capilar. Deveria valorizar os novos fios. Porém, com o tingimento, ficou ressecado durante dias.

É muito provável que não tenha sido realizada uma simples pesquisa de opinião sobre as diretrizes do novo trabalho. É voltado para qual público alvo? Comunidade gay? Adolescentes? Mulheres? Grande massa? Imagem confusa.

O lançamento do cantor na mídia televisiva sequer teve divulgação pelo próprio rapaz em suas redes sociais (e nem por alguma assessoria de imprensa). Omitiu a sua presença na atração da emissora de Dallevo e Carvalho. Estranho.

Inconscientemente ou conscientemente, Matheus passa a impressão de querer “matar” (no modo imperativo do verbo, “mate”) a persona “Uai”. Matt seria essa transformação em sua exposição pública. O visual “cool”, que o afasta de suas raízes, é um desses indícios. Porém, fica confuso, já que o “Uai” é quem impulsiona as redes sociais (com os vídeos de dublagem que integram o DNA “Uaimatheus”). Públicos distintos que resultam em perdas e ganhos no número de seguidores.

Matheus tenta permanecer na mídia, após a superexposição no “BBB16” e “A Fazenda 9”. De ator a cantor. Enfrentou percalços na breve participação em “O Tempo Não Para”, novela das sete da TV Globo, e inicia, de forma questionável, no universo musical. A questão da identidade precisa ser melhor desenvolvida.

Fabio Maksymczuk é jornalista e crítico da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes). Com passagens pelo Portal Imprensa e UOL Televisão Blogs.

- Publicidade -