No Dia da TV, comemorado em 11 de agosto, o programa Cultura Retrô faz sua homenagem na data da efeméride. Às 20h40, na TV Cultura, a apresentadora Marina Person entrevista o diretor e produtor Nilton Travesso.
Para quem já fez de tudo na tevê, de câmera à direção de programas e novelas, e com passagem em diversas emissoras, falar sobre o meio televisão é coisa séria e deve ser levado em conta. Na conversa com Marina Person, Travesso fala o que pensa da tevê nos dias de hoje. “Às vezes os programas deviam esquecer um pouquinho os apresentadores, os atores, as atrizes, e começar a contratar delegado, sargento, porque eles estão fazendo muito mais pela nossa televisão. Porque o policiamento está muito presente na nossa TV… eu acho que eles mereciam todo o nosso respeito, e mereciam um contrato de um ano, de dois anos, que desse estabilidade, inclusive para toda essa gente que acaba fazendo televisão”.
Marina também mostra uma restauradora de quadros como o ofício da semana. Titina Corso, artista plástica, porcelanista, poetisa, fotógrafa, professora e restauradora, é a personagem que conta como é o seu trabalho.
Para embalar os 85 anos de Fidel Castro, completados neste mês, o programa traz música e dança cubanas. A banda Azúcar mostra o som latino com pop, salsa, reggaeton, cha-cha-cha, merengue, cumbia, zouk. E tem ainda a Conexion Caribe Companhia de Dança, primeira escola de dança cubana no Brasil em salsa e ritmos do Caribe.