net A operadora de televisão por assinatura e multisserviços NET anunciou há alguns dias uma nova identidade visual para seu sistema em alta definição. Com isto, os assinantes terão uma nova experiência com o equipamento utilizado. Recentemente a operadora lançou também a campanha "O Mundo é Novo". Assim, nos perguntamos, esta nova interface do equipamento em alta definição da NET é realmente um "mundo novo"?

[creditos:6e0ce87e89]
Nova página de entrada do serviço
Reprodução da internet[/creditos:6e0ce87e89]

O novo comercial realmente é sedutor e nos faz querer assinar o mais rapidamente a operadora. A trilha sonora é agradável e remete a canção aparentemente já conhecida. Mas não é o comercial que você usará para assistir seus canais favoritos, certo?

A nova interface da NET traz alguns recursos "novos" na operadora. A cor azul continua o padrão da operadora e a nova interface tem fundo azul escura. O menu alterna a cor das letras entre branco (menu ativado) e azul claro (menu desativado). Até aqui nenhuma novidade já que a cor padrão da operadora é o azul, apenas deixaram o "fundo" mais escuro, ficando com uma cara mais moderna.

[creditos:6e0ce87e89]
Novo guia de programação
Reprodução da internet[/creditos:6e0ce87e89]

O guia de programação traz agora também o logo do canal sintonizado. Isto ajuda na identificação, afinal reconhecimento mais facilmente símbolos, imagens e logos. Pode ser novidade na NET, mas é "mundo velho" em outras operadoras como SKY que adotou a novidade há um pouco mais de tempo e VIVO que já mostrava os logos desde a época que se chamava TVA. Mas alguém mais estranhou o menu ser um azul escuro e ter os logos numa caixinha com fundo branco? Poderiam ter dado um pouco mais estilo a isto, não? Ok, voltando…

Outra novidade apresentada no guia de programação é o fato dele poder ser visto em formato grade ou lista. Isto é ótimo, mas a Claro hdtv já tem este formato há algum tempo (ou anos, desde seu lançamento para ser mais exato). Novamente, o mundo não é tão novo como canta a propaganda.

[creditos:6e0ce87e89]
"Miniguia" com logos usado pela antiga TVA em 2010
Reprodução da internet[/creditos:6e0ce87e89]

O operadora informa ainda que ficou mais fácil encontrar as principais funções como as informações sobre o programa, gravar evento, adicionar/ remover lembretes, buscar reprises, adicionar canais favoritos. Isto é realmente ótimo e fazia muita falta na operadora, apesar que ainda é cedo para dizer que realmente mudou, apenas quem experimentou a novidade é que poderá opinar com maior propriedade nos próximos dias sobre o uso do equipamento.

Agora também é possível buscar conteúdos por título, ator/ diretor. Mas isto a concorrência também já oferecia há algum tempo. O "mundo é velho", então. Seja bem-vindo mesmo assim.

[creditos:6e0ce87e89]
Sistema de buscas da antiga interface da SKY
Reprodução da internet[/creditos:6e0ce87e89]

Até mesmo a reorganização de seu line-up (numeração do canais) ocorrida há um tempinho só aconteceu depois que outras grandes operadoras deram o primeiro passo no sentido de facilitar a organização dos canais por gênero. O "mundo" seria de "segunda mão" neste caso?

Enfim, parece que o "mundo é novo" que a NET quer nos fazer acreditar não é tão novo assim e já podia ser visto, de forma diferente, em outras operadoras.

Ah! Vale lembrar, caro leitor, que um dos primeiros equipamentos utilizados pela NET em alta definição não serão atualizados. É o caso dos equipamentos fabricados pela Cisco. Assim, se há alguns anos você correu para assinar a segunda operadora a oferecer HDTV no país (sim, a primeira foi a TVA, hoje VIVO) logo temos uma notícia: fique triste, você não terá a nova interface.