Em novembro, o canal de TV por assinatura GNT completa duas décadas. São mais de 175 mil horas de programação no ar. Muitas histórias foram contadas – de realidades brasileiras e estrangeiras, de grandes acontecimentos e de vidas que, aparentemente banais, se revelavam belas e universais. No aniversário, quem ganha o presente é o público. O canal selecionou algumas produções de maior sucesso da sua história além de documentários inéditos.

- Publicidade -

Entre os inéditos da faixa “GNT.Doc”, destaque para “O Louco Amor de Yves Saint Laurent” no dia 6. Ele reconstrói a vida de um dos maiores nomes da moda mundial e, através de entrevistas intimistas com Pierre Bergé, conta a história de amor dos dois. A partir do dia 14, a “Faixa Imperdível” exibe a minissérie “Aline”. Aline é uma personagem dos quadrinhos do cartunista Adão Iturrusgarai, que ganhou vida em 2008 na TV Globo. Como nas tiras, ela tem dois namorados, Otto (Bernardo Marinho) e Pedro (Pedro Neschling), com quem divide um apartamento e tem uma relação a três sem conflitos.

No dia 27, é a vez do filme inédito “Amor?”, coprodução do GNT. Dirigido por João Jardim, o longa de ficção revela relações amorosas que envolvem alguma forma de violência. Júlia Lemmertz, Lília Cabral, Ângelo Antônio e Eduardo Moscovis estão no elenco. A produção recebeu o prêmio de melhor filme concedido pelo júri popular do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro em 2010.

Entre os clássicos nacionais do GNT, “Futebol” – que mostra os desafios dos jovens que sonham em fazer carreira no esporte (1/11); “O Vale” – da série 06 Histórias Brasileiras; “Notícias de uma guerra particular” – sobre o estado da violência no Rio de Janeiro (20/11); “Faixa de Areia” – sobre personagens da orla carioca (20/11); e “Janela da Alma” – de João Jardim e Walter Carvalho, no qual 19 pessoas com diferentes graus de deficiência visual falam como vêem o mundo e elas mesmas (27/11).

Entre os internacionais, “Lições das Trevas” – uma impressionante viagem visual das chocantes consequências ambientais da Guerra do Golfo (3/11); “Surplus” – um impressionante retrato da sociedade de consumo (4/11); o documentário indicado ao Oscar “Buena Vista Social Club” – de Wim Wenders, sobre os veteranos músicos cubanos (6/11); “Um dia em setembro” – vencedor do Oscar, sobre o atentado à delegação de Israel nas Olimpíadas de Munique (13/11); e “Olhos Azuis” – sobre o polêmico experimento de Jane Elliot com o racismo (13/11).

- Publicidade -