Em novembro, o canal de TV por assinatura GNT completa duas décadas. São mais de 175 mil horas de programação no ar. Muitas histórias foram contadas – de realidades brasileiras e estrangeiras, de grandes acontecimentos e de vidas que, aparentemente banais, se revelavam belas e universais. No aniversário, quem ganha o presente é o público. O canal selecionou algumas produções de maior sucesso da sua história além de documentários inéditos.
Entre os inéditos da faixa “GNT.Doc”, destaque para “O Louco Amor de Yves Saint Laurent” no dia 6. Ele reconstrói a vida de um dos maiores nomes da moda mundial e, através de entrevistas intimistas com Pierre Bergé, conta a história de amor dos dois. A partir do dia 14, a “Faixa Imperdível” exibe a minissérie “Aline”. Aline é uma personagem dos quadrinhos do cartunista Adão Iturrusgarai, que ganhou vida em 2008 na TV Globo. Como nas tiras, ela tem dois namorados, Otto (Bernardo Marinho) e Pedro (Pedro Neschling), com quem divide um apartamento e tem uma relação a três sem conflitos.
No dia 27, é a vez do filme inédito “Amor?”, coprodução do GNT. Dirigido por João Jardim, o longa de ficção revela relações amorosas que envolvem alguma forma de violência. Júlia Lemmertz, Lília Cabral, Ângelo Antônio e Eduardo Moscovis estão no elenco. A produção recebeu o prêmio de melhor filme concedido pelo júri popular do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro em 2010.
Entre os clássicos nacionais do GNT, “Futebol” – que mostra os desafios dos jovens que sonham em fazer carreira no esporte (1/11); “O Vale” – da série 06 Histórias Brasileiras; “Notícias de uma guerra particular” – sobre o estado da violência no Rio de Janeiro (20/11); “Faixa de Areia” – sobre personagens da orla carioca (20/11); e “Janela da Alma” – de João Jardim e Walter Carvalho, no qual 19 pessoas com diferentes graus de deficiência visual falam como vêem o mundo e elas mesmas (27/11).
Entre os internacionais, “Lições das Trevas” – uma impressionante viagem visual das chocantes consequências ambientais da Guerra do Golfo (3/11); “Surplus” – um impressionante retrato da sociedade de consumo (4/11); o documentário indicado ao Oscar “Buena Vista Social Club” – de Wim Wenders, sobre os veteranos músicos cubanos (6/11); “Um dia em setembro” – vencedor do Oscar, sobre o atentado à delegação de Israel nas Olimpíadas de Munique (13/11); e “Olhos Azuis” – sobre o polêmico experimento de Jane Elliot com o racismo (13/11).