oi
A Oi, patrocinadora oficial da Copa do Mundo da FIFA 2014™, em parceria com o SporTV, da Globosat, fará com a Oi TV a primeira transmissão no formato Ultra HD (4K) ao vivo no Brasil utilizando a tecnologia Direct to The Home (satélite). O primeiro jogo transmitido ao vivo será realizado durante a etapa das oitavas de final do torneio, no estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, no dia 28 de junho, às 17h. O acordo da Oi TV com o SporTV prevê também a transmissão de mais duas partidas realizadas no Maracanã: dia 4, às 13h (quartas de final), e a final do campeonato, no dia 13 de julho, às 16h.

Para antecipar esse novo momento no segmento de TV por assinatura, a Oi irá aproveitar os jogos da Copa do Mundo para fazer a primeira transmissão ao vivo em 4K por tecnologia DTH, além de fazer demonstrações de outros conteúdos no mesmo formato. As exibições serão realizadas para clientes, colaboradores e formadores de opinião e em eventos no Rio de Janeiro (Marina da Gloria) e em Belo Horizonte (Mercado Central), para públicos diversificados. Além disso, também haverá transmissões em lojas da Oi nas onze capitais sedes da Copa, exceto em São Paulo. Para realizar a transmissão, a Oi TV também contará com parceiras com as fabricantes Sony (aparelhos de televisão), Sagemcom (decoders) e Broadcom (Chipsets).

A iniciativa da Oi TV de fazer a primeira transmissão no formato 4K reforça sua estratégia de antecipar tendências para o mercado e oferecer sempre os serviços de telecomunicações mais modernos, e que garantam mais economia e conveniência para os clientes”, afirma Eduardo Aspesi, Diretor de Segmentos da Oi. A Oi TV oferece o pacote mais acessível do mercado. O Oi TV Start HD disponibiliza mais de 110 canais com conteúdo de esporte, filmes, séries, notícias, infantil, cultura e variedades, por R$ 29,90, por mês. A companhia também investiu recentemente no projeto do lançamento do novo satélite SES-6, para viabilizar o aumento de capacidade de transmissão da Oi TV e ampliar a distribuição da TV Globo e suas afiliadas. Lançado em junho de 2013, na base de Baikonur, no Cazaquistão, o SES-6 é o satélite de maior capacidade de transmissão de canais DTH em operação no Brasil e proporciona à Oi um diferencial competitivo no mercado de TV por assinatura, por melhorar a qualidade de som e de imagem na programação.
A tecnologia Ultra HD é o próximo passo da TV, uma tecnologia absolutamente recente. E estamos entre os primeiros países a viabilizar produção e transmissão de conteúdo neste formato. Investimos numa unidade móvel de produção de última geração e fizemos o acordo com a Fifa para viabilizar estas transmissões inéditas nesta Copa do Mundo”, observa Roberto Primo, da Globosat.

A qualidade de imagem tem sido sempre um diferencial do Canal Campeão, e para manter a vantagem temos que acompanhar a vanguarda da tecnologia” – diz Pedro Garcia, Diretor do SporTV.
A Sony Brasil – patrocinadora oficial da FIFA – está comprometida com o desenvolvimento da tecnologia 4K, tanto para o mercado profissional quanto na criação de produtos para o consumidor final. “Ficamos muito satisfeitos em poder participar da primeira transmissão 4K por tecnologia DTH no Brasil, em especial, por poder levar as emoções da Copa do Mundo 2014 em altíssima definição para o público brasileiro”, explica Carlos Paschoal, diretor de Marketing da Sony no Brasil.

Sobre o Ultra HD (4K)
O formato 4K tem uma resolução que pode chegar até 3840 x 2160 pixeis no total e garante uma definição quatro vezes melhor do que a dos aparelhos de televisão disponíveis atualmente no mercado com tecnologia Full HD, que chegam até 1920 x 1080 pixeis. A imagem em HD tem mais de 2 milhões de pixels enquanto a imagem em 4K conta com aproximadamente 8,3 milhões de pixels. A maior quantidade de pixels revela detalhes que antes eram imperceptíveis e influencia diretamente na qualidade da imagem. Além disso, as taxas de contraste do novo formato também contribuem para melhorar a nitidez. Os recursos de rede e a banda necessária para transmitir também se multiplicam, devido ao novo padrão de codificação digital (HEVC), que melhora a compressão do sinal. A alta definição da imagem que proporciona grande noção de profundidade e a qualidade do som do ambiente são os grandes diferenciais da transmissão no formato 4K, que podem provocar no telespectador uma sensação similar a de estar presencialmente no estádio.