sesctv
As memórias de três homens: um agricultor idoso espanhol; um pedreiro e cineasta nordestino; e um mestre cervejeiro de 92 anos são contadas no episódio inédito da série CurtaDoc Personagens, que será exibido no SescTV, dia 27/5, às 21h. Com direção de Kátia Klock, a série reúne curtas-metragens latino-americanos, do gênero de documentário, em programas temáticos.

[creditos:c5afaf37d1]
Divulgação / SescTV[/creditos:c5afaf37d1]

Este episódio apresenta a história de três personagens a partir da ótica da memória falada enquanto estandarte de uma identidade. “Quando, na ficção, você elege um personagem, ele tem alguma coisa extraordinária. Mesmo quando você olha uma pessoa sem uma carga heroica a priori, quando a câmera faz o recorte, ela consegue aglutinar elementos que tornam essa vida cotidiana, mundana e ordinária em extraordinária”, afirma o crítico de cinema Rodrigo Fonseca, que comenta os filmes no episódio.

O filme venezuelano El Predicador, de Guilherme Brinkmann, conta a história do Guillermo Oliva Payerol, um pequeno agricultor que mora em Barcelona, Espanha e que, apesar de estar numa cadeira de rodas, aos 85 anos, continua cultivando hortaliças. Ateu, ele mantém uma relação tortuosa com Deus. “É uma relação de violência, porque ele trata as apreensões da fé de uma maneira meio despudorada, mas você só é despudorado com alguma coisa que você quer irritar ou quer discutir. E o filme consegue acompanhar esse pequeno ritual de relação crítica que esse senhor tem”, afirma o crítico de cinema.

O segundo curta é o brasileiro Miguel Batista, o Construtor de Imagens, direção de José Luís de Freire, que retrata a vida de Miguel Batista, pedreiro e cineasta nordestino, por meio de depoimentos dele, de seus amigos, colegas de trabalho e familiares.

Cerveja Falava, dos diretores Demetrio Panarotto, Guto Lima e Luiz Henrique Cudo, retrata a vida do senhor Loeffer, considerado o mestre cervejeiro mais antigo do país, com 92 anos. O documentário conta a história da Cervejaria Canoinhense, localizada em Canoinhas, Santa Catarina, por meio da vida de Loeffer.