[creditos:01a51494aa]
"Trópicos Gelados" estreia no Canal Brasil (Divulgação)[/creditos:01a51494aa]
Em dezembro de 1982, partiu rumo à Antártica a primeira expedição de pesquisadores brasileiros. Ernesto Rodrigues cobriu jornalisticamente o evento, acompanhando a missão da Marinha a bordo do navio Barão de Teffé. Recentemente, em 2013, o diretor retornou ao continente gelado e registrou todas as transformações ocorridas nessas três décadas para o documentário "Trópicos Gelados", que estreia nesta segunda (21) no Canal Brasil.

- Publicidade -

O documentário apresenta gravações feitas durante as duas viagens e entrevista os principais protagonistas desta história, entre marinheiros e cientistas, economistas e ambientalistas, soldados e políticos. Depoimentos de Amyr Klink e de diversos integrantes da expedição narram, hoje, as dificuldades de comunicação e deslocamento na época, a bordo do navio dinamarquês de segunda mão, comprado às pressas pelo governo brasileiro.

As imagens da empreitada e da bandeira cravada no gelo garantiriam ao Brasil o direito de sentar à mesa no front diplomático do Tratado Antártico e ter poder de voto sobre o futuro do território, além de contribuírem para o reconhecimento da ciência brasileira pela comunidade internacional. O filme aborda os desafios climáticos, tecnológicos, psicológicos e logísticos enfrentados por nossos pesquisadores, as implicações geopolíticas da missão, os programas científicos mais relevantes e a história dos principais membros do Programa Antártico Brasileiro.

"Trópicos Gelados" estreia dia 21 de novembro, às 22h no Canal Brasil.

- Publicidade -