cultura Em lembrança aos 20 anos da morte de Ayrton Senna, que serão completados no dia 1º de maio, nesta segunda-feira, dia 21 de abril, o programa Roda Viva reexibe entrevista com o piloto de Fórmula 1 brasileiro, gravada em 1986. O programa vai ao ar a partir das 22h, na TV Cultura.

[creditos:2b74a60161]
Divulgação / TV Cultura [/creditos:2b74a60161]

Apresentada na época por Rodolpho Gamberini, a histórica entrevista foi realizada em 15 de dezembro de 1986, pouco depois de Senna ter feito, pela primeira vez, o gesto que viraria sua marca registrada, carregando pela volta de comemoração a bandeira do Brasil. Neste ano, Ayrton Senna chegou em segundo lugar no Grande Prêmio Brasil, vencido por Piquet. Era apenas o início de sua brilhante carreira.

Para entrevistá-lo, estiveram na bancada os jornalistas Reginaldo Leme (TV Globo), Marcelo Rezende (Placar), Jorge Sead (TV gaúcha RBS), Alain Vignais (TV Globo), Galvão Bueno (TV Globo), Castilho de Andrade (Jornal da Tarde), Claudio Carsughi (Quatro Rodas), Fernando Calmon (TV e revista Manchete) e Élcio de São Thiago (diretor do Automóvel Clube do Estado de São Paulo).

Durante sua participação no Roda Viva, Ayrton Senna fala sobre o início de sua carreira no Kart, a fama de bater o carro no trânsito, a preparação para se tornar um campeão mundial, o assédio e a figura do ídolo, sua relação com outros pilotos, a preparação para as corridas, a importância da família em sua vida, entre outros assuntos.