Em parceria com o Instituto Datapopular, o jornalismo do SBT partiu para a missão de retratar o que está em jogo na vida dos brasileiros que vão às urnas em outubro. A série “O Brasil dos Brasileiros” vai ao ar no jornal SBT Brasil a partir da próxima segunda-feira, 15 de setembro. Com base no levantamento do instituto, nove famílias em sete estados foram escolhidas para representar o brasileiro e seus anseios.

Durante quarenta dias, os repórteres Simone Queiroz, Celito Esteves e Darlisson Dutra percorreram sete estados de todas as cinco regiões do país, mapeando os desejos, as queixas e a realidade de vida dos brasileiros. Foram percorridos 7 mil e 728 quilometros em busca de respostas. O que mudou na vida dos brasileiros nos últimos anos? O que está mudando no perfil do eleitor? E o que o Brasil pode aprender com o povo de suas cidades? O telespectador vai ver também aquilo que não aparece nas planilhas, mas faz o orgulho de cada lugar: o bom humor dos seus moradores e seus valores.

As equipes acompanharam a rotina de cada um deles, desde a hora em que se levantavam até o horário de dormir. Conheceram a intimidade de suas casas, raízes, suas lutas, seus vizinhos, lazer, conquistas, sonhos e dificuldades. A série vai mostrar que as equipes se depararam com as diversas realidades do país, como por exemplo: os efeitos da estiagem e da violência urbana que chegaram no campo; o consumo, a ostentação e o empreendedorismo que crescem em velocidade absurda dentro das favelas; a solidariedade e a fé que fazem a diferença na vida de muitos cidadãos; as cidades do interior do país onde as leis não chegam e são ignoradas pelas próprias autoridades e a luta de mães que ficam horas em filas de órgãos públicos e recorrem à Justiça em busca de uma vaga na creche para seus filhos.