Produzida e exibida pelo SBT em 2007, Maria Esperança, adaptação de Yves Dumont, baseado no original Maria Mercedes de Inés Rodena, reestreia no dia 17 de janeiro, às 15h10, substituindo Esmeralda. Com direção de Henrique Martins, integram o elenco Bárbara Paz, Tânia Bondezan, Nico Puig, Eduardo Ramory, Water Breda, Clarice Abujamra, Northon Nascimento, entre outros.
A novela Maria Esperança narra a trajetória de Maria (Bárbara Paz), uma garota doce que sustenta sozinha a família vendendo flores e bilhetes de loteria pelas ruas.
Abandonada pela mãe ainda quando criança, ela vive com o pai, Ramiro (Walter Breda), um alcoólatra que nunca teve como sustentar os filhos, e os irmãos: Guilherme (Daniel Morozetti), jovem revoltado e problemático, Isabel (Greta Antoine), adolescente fútil e ambiciosa, e André (Rafael Chagas), um adorável garoto de princípios, no fundo o único que valoriza a luta de Maria Esperança (Bárbara Paz) para manter a família unida.
Sua mãe deixou os filhos por uma vida melhor nos Estados Unidos. No país, ela reconstruiu sua vida e teve mais um filho.
Após conhecer Santiago Trajano Queiroz (Nico Puig), um homem rico e amargurado, a vida de Maria Esperança (Bárbara Paz) passa por uma guinada. Como o milionário detesta os poucos parentes que tem – a tia Malvina (Tânia Bondezan) e os primos Eduardo (Ricardo Ramory) e Beatriz (Vanessa Goulart) -, ele, que sofre de uma doença incurável, deixa todo o seu dinheiro para Maria (Bárbara Paz).
Enquanto Malvina (Tânia Bondezan) é uma mulher ambiciosa, que faz de tudo para conquistar o que deseja, seu filho Eduardo (Ricardo Ramory) é um rapaz esforçado que guarda uma triste história – sua noiva foi morta ao sair da igreja no dia do casamento. Entre ele e Maria (Bárbara Paz) surgirá uma forte atração.
Mas Maria (Bárbara Paz) e Eduardo (Ricardo Ramory) terão uma série de problemas e pessoas a enfrentar ao longo desta história. Além da vilã Malvina (Tânia Bondezan), que vê na nora uma fonte de renda, muitos tentarão prejudicar o casal.