[creditos:fe5387fd5e]
Carol Marra fala ao "Liberdade de Gênero" (Divulgação/GNT)[/creditos:fe5387fd5e]
Nesta quarta (19), o GNT estreia a série documental “Liberdade de Gênero”. Dirigida por João Jardim, a nova atração percorre cinco estados brasileiros – Ceará, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo – para conhecer histórias de vida de pessoas que não se identificam com o gênero do nascimento. Os 14 personagens contam suas experiências na trajetória de redescoberta de si mesmos e mostram força e coragem para se voltar contra um padrão normativo que os oprimia.

- Publicidade -

Para mostrar essas histórias, o foco sai da excentricidade que essa minoria desperta e se volta para o afeto como fio condutor da narrativa. Assim, filhos, netos, parceiros, amigos e mães, contam como foi lidar com a transexualidade dentro da própria família e o que aprenderam com essa relação. Tornar familiar o que, em princípio, é estranho – é esta a aposta do programa.

Uma das entrevistadas da série é Letícia Lanz, psicanalista e escritora, que mora em Curitiba e é casada há 40 anos com Ângela. Nascida Geraldo, ela fez a transição de gênero, após 30 anos de casamento. Com três filhos e três netos, Leticia, que sempre se relacionou e gostou de mulheres, diz que se sentia uma aberração para o próprio meio. Após um infarto, ela decidiu assumir sua verdadeira identidade. Outra a contar sua história para o cineasta é a atriz, jornalista e modelo Carol Marra, que fala dos desafios na sua jornada de encontro com gênero que ela se identifica.

“Liberdade de Gênero” estreia dia 19 de outubro, às 21h30 no GNT.

- Publicidade -