globo Em 2014, as Eleições irão pautar o jornalismo na Globo. Em outubro mais de 140 milhões de eleitores irão às urnas para escolher presidente da República, governadores, deputados federais e estaduais. O jornalismo da Globo estará presente em todos os momentos, com uma ampla cobertura das Eleições 2014. As 865 equipes de reportagem das cinco emissoras da Globo e 117 afiliadas estarão envolvidas na cobertura das eleições presidenciais. Os telejornais trarão séries especiais sobre o perfil do eleitor brasileiro e as mudanças pelas quais o Brasil passou nos últimos anos. Os candidatos participarão de entrevistas exclusivas nas bancadas, enquanto debates, ao vivo, vão ajudar eleitores indecisos a escolher seu candidato.


Glória Maria e Sérgio Chapelin continuam a frente do "Globo Repórter"
Divulgação/Rede Globo

Já Caco Barcellos ganha o reforço de Guilherme Belarmino, ex-produtor do "Fantástico", na equipe do "Profissão Repórter". Nesta temporada, o programa aposta em matérias investigativas mais complexas, que abordam temas da atualidade. O programa volta à programação no dia 8 de abril, depois de "Pé na Cova". O pequeno e surpreendente Mianmar é o tema do "Globo Repórter" do dia 11 de abril. Gloria Maria passou 25 dias no país asiático, que só agora começa a se abrir para o mundo, e mostra como eles estão se preparando para receber turistas. Gloria mostra as belezas naturais do lugar, a diversidade de etnias e as curiosidades da cultura local. O programa também explica como uma nação tão pequena, com 90% da população budista, é conhecida como ‘o país da tolerância religiosa’ pela mistura de todas as crenças.

Em abril, o Globo Rural estreia novos cenário e vinhetas, uma releitura de seus 34 anos de história. A principal novidade tecnológica será o telão touch screen de 65 polegadas que será usado para links e exibição de cartas, e-mails, fotos e vídeos enviados pelo público, além de mostrar os cartazes de eventos agropecuários, cotações dos produtos agrícolas e informações meteorológicas. A chuva, que no "Globo Rural" é sinônimo de produtividade e colheita, foi trazida para dentro do estúdio por meio de um inédito projeto de computação gráfica.


Renata Vasconcelos e Tadeu Schmidt comandam o novo formato do "Fantástico"
Divulgação/Rede Globo

No dia 27 de abril, o "Fantástico" estreia um formato diferenciado de casa nova. O estúdio do programa, completamente repaginado, estará integrado à redação onde os jornalistas trabalham no dia a dia. Uma sala de reunião, uma sala de estar e um café vão receber convidados para participar da construção do programa. A tecnologia será peça fundamental no novo formato, com gruas e telões de última geração. O público será convidado a participar efetivamente do processo de realização do "Fantástico". Um aplicativo exclusivo de Segunda Tela vai permitir a participação das pessoas através de enquetes e painel de opiniões sobre o que estão assistindo, além da possibilidade de aparecerem no telão do estúdio do programa.

A partir de 28 de abril, Mariana Ferrão, depois de sua licença-maternidade, reassume o posto de apresentadora ao lado de Fernando Rocha no "Bem Estar". A dupla conta com o auxílio de médicos e consultores renomados para discutir, exemplificar e dar informações sobre saúde ao público.