O Globoplay lançou Emergência 53 no dia 20 de agosto, série original de drama médico que acompanha a rotina intensa de profissionais que atuam em uma unidade móvel de urgência inspirada no Samu. A produção traz a participação especial de Fernanda Montenegro, que interpreta Dona Laura, mãe da médica e chefe da unidade.
Globoplay lança Emergência 53, série médica original com Fernanda Montenegro
Valencia perde para Real Betis por 1-0 em Mestalla
A série foi criada por Claudio Torres, Márcio Maranhão e Andrucha Waddington, com direção de Claudio Torres e Andrucha Waddington. Claudio Torres é filho de Fernanda Montenegro, e Andrucha é seu genro, o que criou uma dinâmica familiar única nos bastidores da produção.

Em coletiva de imprensa, Claudio Torres comentou sobre a experiência de dirigir sua mãe: “Dirigi-la é muito fácil, ela já vem pronta”. Andrucha Waddington, por sua vez, destacou: “Dona Fernanda, em primeiro lugar, é uma fanática pelo ofício dela, ela é devota. A gente se considera colegas de trabalho, apesar do parentesco. E ela é uma força da natureza.”
Na trama, Fernanda Montenegro vive uma idosa que enfrenta uma doença degenerativa grave, mas mantém seu espírito aventureiro, frequentando o bingo escondida da filha, com quem mora. Seu personagem é central para os dramas emocionais da série, que acompanha oito personagens principais: médicos, enfermeiros e motoristas que trabalham juntos para atender emergências nas ruas antes da chegada ao hospital.
O elenco também inclui Valentina Herszage, Heloísa Jorge, Emílio Dantas, Ana Hikari, Raquel Villar, William Nascimento e Jaffar Bambirra. A série segue uma abordagem de multiprotagonismo, segundo o criador Márcio Maranhão: “Emergência 53 mostra o lado dos enfermeiros, motoristas e médicos na mesma proporção. A trama tem oito personagens principais, que têm o compromisso de atender à população e chegar à ocorrência no menor tempo possível.”

Antes mesmo de sua estreia no Globoplay, a série conquistou reconhecimento internacional. Em fevereiro de 2026, ganhou o prêmio Studio Babelsberg Production Excellence Award durante o Berlinale Series Market, na Alemanha, destacando-se entre 17 concorrentes globais. A produção também foi selecionada para o Festival de Cinema de Gramado 2026, reforçando seu impacto no cenário audiovisual brasileiro.
A série é uma coprodução do Globoplay com a Conspiração Filmes, com produção executiva de Renata Brandão, Tania Pacheco e Luísa Barbosa. Os episódios foram lançados entre 20 e 27 de agosto de 2026, com o primeiro episódio aberto para não assinantes da plataforma. A trama aprofunda-se nos dramas pessoais de cada membro da equipe, misturando ação, humor, emoção e drama médico em atendimentos que ocorrem antes da chegada ao hospital.
Fontes
- Gshow — data de estreia, elenco completo, criadores e direção da série
- Gshow — participação de Fernanda Montenegro, seu personagem e declarações de Claudio Torres e Andrucha Waddington
- G1 — confirmação do foco na rotina do Samu e estrutura multiprotagonista
- Veja — contexto sobre séries médicas brasileiras
- Wikipédia — datas de exibição e produção
Artigos semelhantes
- Emergência 53 estreia no Globoplay com foco em socorristas do SAMU
- De Fernanda Torres ao Globo de Ouro: Descubra os Grandes Marcos de Sua Carreira Teatral!
- Buscas por Fernanda Torres na internet atingem números recordes!
- “Ainda Estou Aqui” entra no top 3 de bilheterias no Brasil!
- Descubra os melhores filmes de Walter Salles e onde ver online!
Larissa Manoela deixa papel de Carmen Miranda por conflito de agenda
Homem-Aranha: Um Novo Dia torna-se 3ª maior bilheteria da história