Amora Mautner vê nova fase na carreira em “Quem Ama Cuida”

Compartilhe com seus amigos!

Amora Mautner vê uma nova fase em sua carreira com “Quem Ama Cuida“, a novela das 21h que estreia na Globo. Ao participar do Caldeirão com Mion no sábado (5), a diretora se emocionou ao falar sobre essa transformação.

“Passei por muitas coisas, minha perspectiva de mundo se alterou. Eu passei por uma revaloração. Hoje em dia minha maior pergunta é: ‘O que faz valer a pena meu tempo?’. O que me faz vir todos os dias trabalhar são esses atores. É diferente de outras novelas”, comentou Amora em entrevista ao programa.

O retorno marca a volta de Mautner ao horário nobre após sete anos. Sua última novela das 21h foi “A Dona do Pedaço”, em 2019. Antes disso, ela dirigiu “Avenida Brasil” em 2012, um dos maiores sucessos da emissora.

Diretora em set de gravação, rodeada de atores, detalhes de câmeras e iluminação profissional em estúdio de televisão

Para montar “Quem Ama Cuida”, Mautner aplica conceitos da neurociência, área que pesquisa há 14 anos. A diretora utiliza o conhecimento sobre o funcionamento do cérebro para mapear o “ponto de fuga do espectador” — o tempo exato em que o público consegue localizar um elemento importante na tela.

Ela também destacou a importância do elenco em sua nova visão. “A Isabel Teixeira tem um valor pra mim que tudo o que eu fizer, até morrer, estarei em dívida com ela. Ela me religou à ideia de que o que a gente faz não tem nada a ver com o estúdio, ou com o dinheiro, com produção. Eu quero ter elenco e eu quero fazer com eles as histórias”, afirmou sobre a atriz Isabel Teixeira, que interpreta a vilã Pilar.

A novela, escrita por Walcyr Carrasco e Claudia Souto, traz inovações técnicas. Um projeto batizado de “Projeto Méliès” rejeita recursos digitais comuns na televisão atual, como o chroma key. Em vez disso, utiliza ilusões de ótica e truques totalmente físicos dentro do estúdio, mostrando a potência dos recursos disponíveis na produção.

Elenco em cena dramática, expressões intensas, iluminação cinematográfica em cenário de estúdio

A trama acompanha a jornada de Adriana, uma fisioterapeuta interpretada por Leticia Colin, que perde sua casa e vê o marido ser arrastado pelas águas em uma enchente histórica que marca o início da novela. A produção promete resgatar a essência do melodrama clássico com conflitos familiares, amores impossíveis e vinganças.

Mautner é conhecida por seu método de direção baseado em conceitos de “contramarca” e “elemento estranho”, técnicas que buscam quebrar a artificialidade das cenas. Durante as gravações, ela trabalha com o elenco em um processo que chama de “gira”, onde a criação acontece viva, dentro do set, inspirada tanto no teatro quanto no dinamismo do cinema clássico.

Sources

  • NaTelinha — entrevista com Amora Mautner sobre nova fase na carreira em “Quem Ama Cuida” (3 de setembro de 2026)
  • G1 — detalhes sobre bastidores de “Quem Ama Cuida”, neurociência e “Projeto Méliès” (18 de maio de 2026)
  • Folha de S.Paulo — entrevista com Amora Mautner sobre retorno ao horário nobre após sete anos (3 de maio de 2026)

Artigos semelhantes

Avaliar esta publicação
Compartilhe com seus amigos!

Deixe um comentário

Share to...