Segundo informações de veículos de comunicação locais, existia um mandado de busca em nome de Durov, que foi emitido em decorrência de uma investigação inicial.
No último fim de semana, Pavel Durov, o bilionário fundador e CEO do Telegram, foi preso na França por acusações relacionadas ao seu conhecido serviço de mensagens. Durov foi detido ao aterrissar no Azerbaijão, saindo de seu jato particular na pista do aeroporto de Le Bourget, nas proximidades de Paris.
Conforme relatado pela mídia local, havia uma ordem de busca para Durov, que foi emitida com base em uma investigação inicial. Ele está sendo acusado de não ter adotado as medidas necessárias para prevenir o uso criminoso da plataforma Telegram. Os crimes incluem fraude, tráfico de drogas, cyberbullying, crime organizado e incitação ao terrorismo.
No entanto, a prisão do CEO não está diretamente relacionada a atividades criminosas realizadas por ele mesmo, mas ao uso do aplicativo por outras pessoas. Para as autoridades judiciais, a falta de moderação e colaboração com as autoridades, em relação aos recursos oferecidos no Telegram, fazem do bilionário um cúmplice dos crimes.
As autoridades russas afirmaram que solicitaram acesso a Durov, mas não obtiveram resposta da França. “Imediatamente pedimos às autoridades francesas que nos informassem sobre os motivos desta prisão e exigimos que seus direitos fossem garantidos e que o acesso consular fosse concedido. Até o momento, a França se recusa a cooperar nesse assunto“, declarou a embaixada da Rússia em Paris, em uma declaração divulgada pela agência de notícias Ria Novosti.
Acerca do Telegram
O aplicativo foi desenvolvido em 2013 pelos irmãos russos Pavel e Nikolai Durov, e já reúne cerca de 1 bilhão de usuários. Apesar de os fundadores serem russos, a sede do Telegram está localizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e possui servidores em várias partes do mundo.
Como o aplicativo permite grupos de até 200 mil membros, ele é frequentemente acusado de facilitar a disseminação rápida de informações falsas, assim como a distribuição de conteúdos neonazistas, pedófilos, conspiratórios e terroristas. Inclusive, no Brasil, o Telegram já foi suspenso por espalhar propaganda nazista.
Artigos semelhantes
- URGENTE: App da Netflix vai parar em iPhones e iPads antigos! Veja se o seu está na lista!
- Top 4 anime mais longo que One Piece por número de episódios
- Elon Musk Revoluciona: X TV, o Novo Streaming ao Vivo para Smart TVs!
- Incêndio Devasta Loja da Claro em Blumenau: Saiba Detalhes!
- YouTube na TV Revolucionado! Descubra as Mega Mudanças no App!