Evento de cinema brasileiro ocorre de 1º a 11 de outubro
Rômulo Mendonça estreia no UOL nesta sexta-feira narrando final do Brasileiro Sub-20
Sandra Annenberg curte pré-estreia com filha em São Paulo
O Festival do Rio, destacado como um dos mais importantes festivais de cinema do país, revelou nesta quinta-feira (27) os filmes da sua principal mostra, a Première Brasil.
De acordo com a organização do festival, foram submetidos 414 longas e mais de 1.000 curtas-metragens, dos quais 101 foram escolhidos para exibição. Destes, 15 farão sua estreia mundial durante o Festival do Rio 2026.
Entre os filmes destacados estão Vicentina Pede Desculpas, a mais nova obra do diretor Gabriel Martins (Marte Um), O Filho da Puta, uma animação nacional que foi apresentada no Festival de Annecy, e Funk, de Aly Muritiba (Cangaço Novo), que também foi selecionado para o Festival de Tribeca deste ano.
Continua após a publicidade
Vin Diesel confirma rodagem de ‘Fast Forever’ em dezembro
Lucas, da dupla Lucas & Matheus, morre em Portugal após infarto
A cerimônia de encerramento será marcada pela exibição de 100 Dias, dirigido por Carlos Saldanha (A Era do Gelo, Rio), que adapta a obra de Amyr Klink. Fora da competição, a comédia Se Eu Fosse Você 3 também fará sua estreia no festival.
Uma das categorias que promete este ano é a de séries, com destaque para a estreia da segunda temporada de Cidade de Deus: A Luta Não Para, além de Delegado, série produzida pela equipe de O Agente Secreto com Johnny Massaro e Alice Carvalho, e a série sobre Marília Mendonça do Prime Video.
“O cinema brasileiro é sempre uma caixa de surpresas, mostrando ano após ano sua vitalidade, inovação e força. A Première Brasil é uma verdadeira vitrine de talentos, evidenciando que, se existe um segmento que merece atenção pelo seu potencial de influência e crescimento, é o cinema com suas variadas facetas“, afirmou Ilda Santiago, diretora do Festival do Rio.
Veja a seguir a lista completa dos filmes da Première Brasil do Festival do Rio 2026, que ocorrerá de 1º a 11 de outubro no Rio de Janeiro.
Artigos semelhantes
- Estreia do Filme Corrida dos Bichos no SXSW – Confira!
- Novo Filme de Luca Guadagnino Abre o Festival do Rio | Descubra ‘Depois da Caçada’
- Sexta-Feira 13: Série Inédita Chega ao Brasil Exclusivamente pela Universal+
- Netflix investe em filmes Dogma 25, revolucionando o cinema dinamarquês!
- Filme ‘Case-me se Puder’ com Maisa e Lancellotti Encerra Filmagens! Confira Detalhes!

Especialista em mídia digital e televisão, Alba Baptista traz uma expertise detalhada para a categoria “TV” do VCFAZ.TV. Natural de Lisboa, ela explora as últimas tendências em programação televisiva, oferecendo críticas e análises que capturam e informam os entusiastas da TV.