[creditos:2c260978e2]
Aracy Balabanian é homenageada em programa na TV Cultura (Divulgação / Jair Magri)[/creditos:2c260978e2]
A atriz Aracy Balabanian é homenageada no Persona Em Foco, programa da TV Cultura que resgata a história de atores, diretores e autores que solidificaram os pilares das artes cênicas do Brasil. Apresentado por Atílio Bari, o programa vai ao ar nesta terça-feira, dia 12 de julho, às 23h30.
Aracy Balabanian, com 53 anos de carreira e cerca de 70 trabalhos realizados, interpretou vários papéis emblemáticos que entraram para a história do teatro, televisão e cinema brasileiros. Suas histórias são contadas ao lado dos entrevistadores, o ator Renato Kramer e a crítica Elvira Gentil.
A atriz lembra que seus pais, armênios, vieram para o Brasil fugindo do genocídio promovido pelos turcos otomanos. Nascida em Campo Grande (MS), ela revela que seu maior sonho na infância era ser anjinha para coroar Nossa Senhora. “Mas a professora de catecismo dizia que eu não podia ser anjinho, porque tinha cara de turca”.
Aracy se recorda dos sucessos no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), entre eles Os ossos do Barão e Veredas da Salvação. Também fala de fracassos e o único que vivenciou foi no teatro com a peça Júlio Cesar, dirigida por Antunes Filho. “O fracasso faz parte da vida”.
Com uma carreira na televisão pautada pelo sucesso, Balabanian ressalta a importância da novela Antônio Maria na TV Tupi. “Essa novela teve grande importância na minha vida, porque conquistou meu pai… Ele levava bolos de fotos para eu autografar e saia distribuindo. E dizia `você sabe de quem eu sou pai?´ Foi durante essa novela que meu pai morreu”.