No programa Band Clássicos, que estreia neste domingo (20) às 12h45, a emissora “tira a poeira” das fitas antigas e aproveita o seu vasto acervo esportivo. “Os arquivos da Band são uma memória viva do esporte. Através da nossa tradição de cobrir todos os acontecimentos da área, conquistamos essa preciosidade que o público vai ter oportunidade de ver. Vamos reciclar este material para relembrar os bons momentos”, conta José Emílio Ambrósio, diretor executivo de jornalismo e esporte.
Sob o comando de Daniela Freitas, o jornalístico aborda modalidades como boxe, vôlei, tênis, basquete, atletismo e, claro, futebol. As imagens raras e exclusivas são integradas a um trabalho intenso de pesquisa, pois o programa contextualiza historicamente os episódios. Datas, nomes, lugares e acontecimentos são elementos básicos que compõem cada matéria. A produção também busca os principais personagens a fim de conseguir depoimentos atuais. Assim, o público pode conferir como os ídolos do passado se encontram nos dias de hoje.
“A linguagem leve e bem-humorada vai permitir ao jovem conhecer grandes momentos do esporte nacional e internacional e os mais velhos terão a oportunidade de relembrar”, afirma Daniela. Há 10 anos, a jornalista começou sua carreira na Band como assistente de palco do Milton Neves, no programa “Super Técnico”, e agora volta à casa. Ela faz questão de frisar que os temas escolhidos – quatro por edição – não datam, necessariamente, distantes: “Para ser clássico não precisa ser antigo”.
Figuras importantes como Ayrton Senna, Pelé, Éder Jofre, Emerson Fittipaldi, Mohamed Ali, Guga e Oscar Schmidt estarão em pauta na atração. É interessante destacar que não será mostrado somente o futebol, pois o processo de escolha dos temas preza a democracia entre todos os esportes. O arquivo rico possibilita abordar diversos assuntos com o mesmo refinamento. As narrações memoráveis de Luciano do Valle também ganham espaço na atração, assim como grandes nomes que atuaram no microfone mais atuante da TV esportiva no Brasil.
O cenário high tech promove uma interação entre o passado, relembrado através dos arquivos, e as novas tecnologias. Telas ao fundo mostram as imagens e totens revivem os personagens marcantes, que também “surgirão” no estúdio em 3D através de recursos virtuais.