Em festa marcada pela irreverência e pela experimentação, o 18º Prêmio Multishow de Música Brasileira anunciou na noite de 6 de setembro, na Arena, no Rio de Janeiro, os vencedores de 2011. Pela primeira vez, a premiação contou com um júri especializado, formado por críticos musicais que escolheram os melhores do ano em cinco categorias cantor, cantora, música, grupo e experimente. Paralelamente ocorreu a votação popular, na internet, que elegeu os favoritos do público em doze quesitos.
Os grandes premiados da noite, escolhidos pelo público, foram as bandas Restart, NX Zero e a cantora Paula Fernandes. Cada um deles levou para casa duas estatuetas. Restart venceu nas categorias Melhor Álbum, com By Day, e Melhor Clipe, com a música Pra Você Lembrar. Já NX Zero faturou os prêmios de Melhor Música, com Onde Estiver, e Melhor Cantor, que foi para o vocalista do grupo, Di Ferrero. A intérprete Paula Fernandes foi eleita Melhor Cantora e Melhor Artista Sertanejo.
O prêmio de Melhor Show foi para Luan Santana e o de Melhor Grupo para o Exaltasamba. Já na categoria Melhor Instrumentista , o baterista do Paralamas do Sucesso, João Barone, foi o escolhido do público. Fechando a lista de premiados pelo voto popular estão Ivete Sangalo, com o Melhor DVD, Monique Kessous, como Revelação, e a banda Garotas Suecas, na categoria Experimente.
Novidade introduzida nessa edição do Prêmio Multishow, o júri especializado elegeu Marcelo Camelo como melhor cantor, Tulipa Ruiz como melhor cantora e Felicidade, de Marcelo Jeneci, como a melhor música do ano. Na categoria Grupo, o prêmio foi dividido entre as bandas Holger e Copacabana Club. Também houve empate na categoria Experimente e os três nomes finalistas Criolo, Momo e Nevilton foram premiados.
Apresentado por Bruno Mazzeo, que assumiu o posto pelo segundo ano consecutivo, com roteiro de Fabio Porchat, direção musical de Alexandre Kassin e direção geral de Oscar Rodrigues Alves, o Prêmio Multishow 2011 foi inspirado na estética retrô e nos programas de auditório que marcaram os anos 70 e 80.
O diretor de criação Manuel Falcão desenvolveu a identidade visual do prêmio e foi o responsável pelo troféu entregue aos vencedores, uma espécie de um microfone antigo acoplado a um controle de Atari. Para o palco, o cenógrafo Abel Gomes trouxe materiais e técnicas presentes na década de 80, como os espelhos, purpurina, paetê, luzes, VHS e áudio mono.
Durante a transmissão do programa, o público também pôde assistir encontros musicais inusitados, como o trio formado pela roqueira Pitty, a banda Cidadão Instigado e o cantor romântico Odair José que cantaram, entre outras, as músicas Eu vou tirar você desse lugar e Pare de tomar a pílula. Ivete Sangalo subiu ao palco com Jair Rodrigues, Thiaguinho (do Exaltasamba) e Jau para cantar alguns clássicos do anos 70 e 80, incluindo Deixa que digam e Mamãe passou açúcar em mim.
A banda Jota Quest se apresentou ao lado de Monique Kessous e Hyldon para cantar Dores do mundo e Na rua, na chuva, na fazenda. Já o quarteto formado por Léo Jaime, NX Zero, Paula Fernandes e Fiuk apresentou ao público as músicas Fórmula do amor e Papai empresta o carro?. A dupla Jorge Ben Jor e Zeca Pagodinho encerrou o programa com Ogum e Taj Mahal.
O músico Lincoln Olivetti, que refez disco póstumo do Tim Maia, foi o responsável pela trilha sonora tocada no prêmio. A banda foi formada por Pedro Sá (guitarra), Guto Wiirti (baixo), Cesinha (bateria), Altair Martins (trompete), Sérgio Galvão (sax) e Marlon Sette (trombone).
Abaixo, os vencedores 2011:
VOTAÇÃO POPULAR
Melhor Cantor Di Ferrero – NX Zero
Melhor Cantora Paula Fernandes
Melhor Álbum By Day – Restart
Melhor Clipe Pra Você Lembrar – Restart
Melhor DVD de Música Multishow Ao Vivo Ivete Sangalo no Madison Square Garden Ivete Sangalo
Melhor Grupo Exaltasamba
Melhor Instrumentista João Barone – Bateria
Melhor Música Onde Estiver – Nx Zero
Melhor Show Luan Santana
Revelação Monique Kessous
Experimente Garotas Suecas
Melhor Artista Sertanejo Paula Fernandes
VOTAÇÃO DO JURI ESPECIALIZADO
Melhor Cantor Marcelo Camelo
Melhor Cantora Tulipa Ruiz
Melhor Musica Felicidade de Marcelo Jeneci
Melhor Grupo Holger e Copacabana Club (empate)
Experimente Criolo, MoMo e Nevilton (empate)