Na segunda-feira, 15 de junho, às 20h40, o Discovery analisa os fatores que despertam a fúria da Terra e as consequências dos terremotos ocorridos recentemente na Ásia com a estreia do especial exclusivo Tragédia do Nepal.
Com uma hora de duração, o especial entrevista especialistas e recorre a simulações computadorizadas para explicar os princípios científicos que justificam a força brutal da natureza. Também integram o documentário imagens das operações de resgate em Katmandu, uma compilação das notícias que correram o mundo pelas redes de televisão e informações sobre as pesquisas e os novos recursos tecnológicos que estão em desenvolvimento para possibilitar a previsão deste tipo de fenômeno natural.
A produção conta ainda as histórias de sobreviventes e reúne os relatos comoventes em primeira pessoa: a mãe do bebê que permaneceu soterrado por vinte e duas horas, o estudante que ficou preso debaixo das lajes de um edifício que desabaram sobre ele e os recém-casados que conseguiram escapar da gigantesca avalanche que atingiu o acampamento na base do monte Everest.
Os tremores aconteceram nos dias 25 de abril e 12 de maio e atingiram 7,8 e 7,3 graus na escala Richter, respectivamente. O primeiro deles foi responsável por grande destruição e a morte de mais de oito mil pessoas, entre elas dezoito montanhistas que estavam acampados na base do monte Everest. Edifícios históricos do centro de Katmandu, a capital do país, foram reduzidos a escombros e centenas de casas e construções antigas colapsaram, transformando-se em uma imensa nuvem de pó.