A História ensinou que mudanças são inevitáveis. Isso acontece mais cedo ou mais tarde com qualquer império erguido neste mundo. Em cada caso, sábios fizeram previsões e alertaram seus governantes sobre a iminente queda de seus impérios. As advertências foram quase sempre ignoradas e as consequências entraram para os livros de História.
Hoje, o império mais poderoso do mundo é formado pelos Estados Unidos. Há estudiosos sobre o assunto acreditando que um colapso não só é possível como já está em curso. Ao contrário de Nostradamus e outros profetas da antiguidade, eles não se baseiam nas estrelas ou em “bolas de cristal”, mas em evidências que reforçam suas teses.
No dia 9 de fevereiro, quinta-feira, às 22h, o The History Channel apresenta "Profetas da Maldição", especial que reúne especialistas para discutir teorias sobre como o atual império americano entrará em colapso. Eles analisam a instabilidade financeira, assim como o inevitável esgotamento de recursos – como a água e o petróleo –, o avanço assustador da tecnologia e os ataques terroristas que já provaram o quanto os Estados Unidos são vulneráveis. Sem falar na eterna tentação humana em ceder à corrupção, algo que funciona como um câncer na atual sociedade.
O programa ainda olha para o futuro com uma certa dose de positivismo, afinal esses especialistas fazem o alerta e mostram o caminho para se chegar a soluções cada vez mais urgentes.
Saiba Mais:
Fevereiro: History estreia a série "Reis da Taxidermia"