A cena que vai ao ar no Cultura Retrô desta quinta-feira (1/9) aconteceu no restaurante frequentado pelo ex-presidente da República Juscelino Kubitschek (1956 a 1961), em Belo Horizonte (MG), com pessoas bem próximas do estadista. Entre eles, seu fotógrafo oficial José Góes, o amigo e regente do grupo Seresteiros amigos de JK, Marcelo Ferreira, e a filha Maria Estela Kubitschek. O programa vai ao ar às 20h40, na TV Cultura.

- Publicidade -

Fotógrado oficial de JK por décadas, José Góes o acompanhou em inúmeras situações e momentos. Essa proximidade permitiu que tivesse acesso a algumas particularidades do ex-presidente. Uma delas expressa o lado espiritualizado de Juscelino, num encontro dele com Adolfo Bloch. “Eu tenho certeza que estou reencarnando pela terceira e última vez. Tenho certeza absoluta de que não voltarei mais. Eu lamento porque eu gostaria de voltar mais uma vez pelo menos, mas infelizmente eu tenho esse conhecimento…”, disse JK.

A filha Maria Estela atesta. “Acho que ele não queria ter desencarnado… Papai era uma pessoa que queria ter vivido anos.” Juscelino morreu no dia 22 de agosto de 1976, aos 73 anos. Faria 74 uns dias depois, em 12 de setembro.

Há exatos 125 anos nascia Tarsila do Amaral. A pintora de Abaporu, obra que ela fez para dar de presente ao seu marido Oswald de Andrade, foi símbolo do Movimento Antropofágico, no final dos anos 20. O programa faz uma homenagem especial, exibindo trecho de um documentário de 1972, com entrevista exclusiva da artista para a TV Cultura. Um ano depois ela faleceu.

Um novo salto nas décadas e o Cultura Retrô lembra que no dia 5 de setembro, um dos maiores vocalistas de todos os tempos completaria 65 anos. Freddie Mercury, ou Farroukh Bulsara, seu nome verdadeiro, morreu de AIDS em 1991. O programa faz uma homenagem ao artista, conta um pouco de sua história e brinda os fãs com um clip.

- Publicidade -