A série “Turma da Robótica” chega a sua terceira temporada com novo formato, e vai mostrar como a inovação e a robótica na educação se conectam ao mundo do trabalho, com impacto na solução de problemas reais da sociedade. Parceria do Serviço Social da Indústria (SESI) com o Canal Futura, a série estreia nesta segunda (10).
Nos 13 episódios desta edição, “Turma da Robótica” sai da sala de aula e ganha o mundo. Agora, além de explorar a inovação na educação, a série vai demonstrar a aplicabilidade da robótica e como jovens que tiveram experiência nesse universo têm um diferencial no seu futuro profissional.
Cada episódio acompanha uma equipe de competição de uma escola do ensino básico, que desenvolve protótipos, programações e outras soluções inovadoras com o objetivo de enfrentar problemas atuais, como mobilidade urbana, preservação do meio ambiente ou promoção da saúde. Em seguida, um ex-integrante desta equipe, já inserido no mundo do trabalho, mostra como está transformando o dia a dia das pessoas. No episódio, ele retorna à antiga escola e lança um desafio de robótica para os estudantes.
O programa de estreia traz a equipe Francodroids, do Liceu Franco-Brasileiro, no Rio de Janeiro, que tem, entre seus projetos, um coletor menstrual voltado para astronautas. A série promove o encontro dos jovens com uma ex-integrante do time, que hoje utiliza a vivência com inovação para se aprofundar em pesquisas na área de Medicina.
Na temporada, serão retratadas instituições de ensino da rede pública e privada de várias regiões do país, com escolas como as unidades SESI Dom Bosco (São João Del Rey, Minas Gerais), Planalto (Goiânia, Goiás) e Escola SESI Corálio Soares de Oliveira (Bayeux, Paraíba).
A 2ª temporada de “Turma da Robótica” estreia dia 10 de maio, às 22h no Futura.