Johnny Depp é o tipo de ator que consegue equilibrar a concentração e o ridículo nos papéis em que interpreta. Além disso, ele costuma deixar claro que não atua, mas que se transforma em seus personagens. Johnny é especialista em encontrar o lado humano e dosar o tom de afetação, gestual e composição de suas principais figuras dramáticas. Mesmo com o tipo físico de galã, ele procura interpretar de forma irreal, característica que o tornou um dos melhores atores da atualidade.
Então, o canal de TV por assinatura Glitz* preparou uma seleção dos papéis mais profundos, estapafúrdios e inesquecíveis da carreira do ator. Entre eles estão: Edward, de Edward Mãos de Tesoura (1990), época em que os caminhos de Johnny e Tim Burton se cruzaram pela primeira vez. O roteiro, diferente de tudo o que o astro havia feito até então, é uma fábula delicada, com caráter marginal, uma espécie de alter ego do diretor Tim Burton. A sorte de Depp foi justamente ter aceitado o papel que o tirou dos personagens de galã e trouxe mais peso e melancolia para a sua carreira.
Com Tim Burton, amigo pessoal e diretor dos filmes mais comentados de sua carreira, Johnny compartilha a paixão por coisas estranhas e pela melancolia. Eles se entendem tão bem que, dizem os críticos, faz muito sentido Johnny ser o personagem central dos filmes de Burton. Cúmplices, os dois também compartilham o mesmo fascínio pelas falhas e estranhezas do ser humano.
Para interpretar o excêntrico dono de uma fábrica de chocolates, Willy Wonka, de A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005), ele passou o texto com sua filha, com o objetivo de contracenar melhor com as crianças do filme, além de se inspirar em apresentadores de programas infantis.
Quando se planeja uma versão de carne e osso do clássico livro de Lewis Carroll, como O Chapeleiro Maluco, de Alice no País das Maravilhas (2010), havia uma dúvida de quem poderia interpretar criaturas tão irreais. Johnny foi a resposta. Já o Capitão Jack Sparow, de Piratas do Caribe (2003), marcou profundamente o ator. Após a gravação do longa, Depp fez uma tatuagem e deu o nome Jack à um dos seus filhos. O personagem, híbrido, afetado e com forte carga sensual, também mudou completamente a forma como vemos os piratas hoje em dia.
ON TOP – OS PERSONAGENS MAIS EXCÊNTRICOS DE JOHNNY DEPP: Estreia: sexta-feira, dia 25 de novembro, às 20h30. Com reapresentações, sábado, dia 26 de novembro às 9h30; domingo, dia 27 de novembro, às 7h; terça-feira, dia 29 de novembro, às 23h30; quarta-feira, dia 30 de novembro, às 15h30.