A chegada de equipes da Rede Globo em solo argentino esta semana marcou o início da cobertura da Copa América 2011. Ao todo, serão enviados para a Argentina 134 profissionais da TV Globo, globoesporte.com e Sportv, na maior cobertura da competição já realizada pela televisão brasileira.

- Publicidade -

Tudo o que acontece no maior desafio do ano para a Seleção Brasileira será reportado através das transmissões dos jogos, reportagens e cobertura da Seleção 24 horas por dia. Um satélite ficará 24 horas a disposição das equipes do Esporte da Globo para transmitir todas as emoções e novidades na hora em que elas acontecerem. Para a Rede Globo, a Copa América representa a porta de entrada para a ampla cobertura da Seleção até a Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil.

O time do Esporte da Globo está dividido em cinco equipes: três delas estão dedicadas ao grupo de Mano Menezes, uma cobre a seleção anfitriã e outra circula por todo o país, acompanhando as seleções que se destacam e mostrando aspectos naturais, culturais e históricos da Argentina. As equipes de reportagem e transmissão só têm craques: Tino Marcos, Mauro Naves, Eric Faria, Renato Ribeiro e Ivan More são os repórteres. Além deles, o reforço da correspondente da Globo em Buenos Aires, Délis Ortiz, traz o ponto de vista de quem vive o cotidiano portenho. Juntos, eles produzem reportagens especiais e cobrem o factual com um olhar diferenciado.

Um estúdio e uma grande redação já estão montados no hotel da concentração da Seleção Brasileira, em Campana, na Argentina, com 30 postos de trabalho, incluindo computadores, ilhas de edição, pós-produção. Em um esquema de cobertura de Copa do Mundo, esta estrutura da Rede Globo já abastece os telejornais de rede com todas as informações sobre a Seleção e a competição.

Os telespectadores estarão ainda mais próximos das experiências da Copa América durante os jogos do Brasil. Câmeras sem fio, que possibilitam a mobilidade dos repórteres pelos estádios, vão levar a emoção das arquibancadas, a chegada dos torcedores aos estádios e muitas curiosidades que não são captadas pelas câmeras tradicionais. O trio das transmissões dos jogos do Brasil, formado por Galvão Bueno, Walter Casagrande e Arnaldo Cezar Coelho terá cinco câmeras exclusivas para comentar todos os detalhes da disputa. Para ajudar os telespectadores a entender as opções de cada treinador, a apresentação da escalação das seleções terá informações táticas. Nos intervalos das partidas do Brasil, será exibida a série ‘Viva a América’.

Telejornais da Rede Globo exibem séries especiais sobre a competição

Na semana da abertura da Copa América, os programas esportivos e telejornais de rede apresentam séries especiais sobre o evento, que apresentam o Brasil, a Seleção Brasileira e os outros nove países sul-americanos que participam da competição. Neste domingo, dia 26, estreou no ‘Fantástico’ o ‘Me Leva América’. Em cinco matérias, Mauricio Kubrusly mostra a curiosa relação entre o futebol e pessoas cujos países disputam a Copa América.

No ‘Bom Dia Brasil’ a série ‘Paixão pelo Futebol’ exibe histórias de pessoas movidas pela paixão por esse esporte. Os repórteres Bruno Laurence e Kiko Menezes percorreram os nove países da América do Sul que vão participar da competição, além do Brasil, para apresentar estes personagens. No Chile, por exemplo, a história é de um dos 33 mineiros que ficaram soterrados em Copiapó, o ex-jogador Franklin Lobos. Nos dias de desespero, ele colocou em prática tudo o que aprendeu com sua paixão pelo futebol e ajudou os companheiros a conviver em grupo.

O ‘Jornal Hoje’ também tem sua série especial sobre a competição. O ‘Olhar JH’ traz curiosidades e costumes dos países participantes da Copa América, como os mitos e verdades sobre o chapéu panamá que nasceu e só é produzido no Equador. No Peru, a reportagem é sobre um esporte semelhante ao futebol, disputado pela sociedade Inca.

Na segunda-feira, o ‘Jornal Nacional’ começa a exibir ‘Copa América: As conquistas do Brasil’. O repórter Tino Marcos apresenta a trajetória do Brasil no campeonato com matérias feitas nos países em que a Seleção foi campeã: Bolívia, Venezuela, Paraguai e Peru. Doze anos depois do título no Paraguai, Tino Marcos volta ao país acompanhado de Cafu, um dos protagonistas daquela seleção. Em um momento de “turista” em Foz do Iguaçu, o jogador relembra a conquista e revela como se preparava, naquela época, para levantar outros troféus.

Mais tarde, o ‘Jornal da Globo’ traz a série ‘Estrelas da Copa’, com a nova safra de craques que joga na Copa América. Em quatro matérias, serão apresentados os jogadores que fazem a diferença no cenário mundial. Em comum, eles têm uma importância para o seu país que vai além do talento com a bola. Na Argentina, a trajetória de Messi é contada por amigos e conhecidos de Rosário, a cidade onde viveu até se mudar para Barcelona. O repórter Tino Marcos mostra imagens de Neymar dando show quando criança e a confirmação dele como uma promissora estrela da Seleção Brasileira. Outro destaque é Diego Forlan, o uruguaio eleito o melhor jogador da última Copa do Mundo.

No ‘Esporte Espetacular’, Bruno Laurence e Kiko Menezes apresentam ‘O futebol pela América’, com casos de paixão, magias e curiosidades nos países da América do Sul.

SporTV

O SporTV mostra a partir do dia 30 cada detalhe da Copa América, que acontece entre os dias 1° e 24 de julho. Em um planejamento para garantir a maior cobertura do evento já realizada por um canal brasileiro, o SporTV leva três narradores e três comentaristas que atuam em duplas nos jogos. Milton Leite, Luiz Carlos Jr. e Jota Júnior contam com os comentários de Maurício Noriega, Paulo Cesar Vasconcellos e Carlos Eduardo Lino. As partidas ainda terão transmissões em alta definição pelo SporTV HD.

Fernanda Gentil, André Rizek e Renato Maurício Prado estarão um estúdio de vidro montado na Avenida 9 de Julho, em frente ao Obelisco, um dos principais pontos turísticos da cidade, de onde apresentam as últimas notícias no programa especial “Seleção SporTV”, a partir do dia 30. O canal também tem jornalistas a postos no território portenho, que mostram os bastidores da competição. Duas equipes de reportagem cobrem a seleção brasileira, com Fernando Saraiva e Eduarda Streb, e uma equipe fica dedicada à Argentina, com Bruno Côrtes. Já os repórteres Fellipe Awi e Victorino Chermont têm equipes que os acompanham em trabalho itinerante pelas terras argentinas. Tudo para compor um cenário completo da competição na tela do canal.

Para acompanhar de perto toda a movimentação em torno do evento, o canal preparou uma novidade: três repórteres mochileiros reforçam a programação. O trio vai mostrar curiosidades e a repercussão do evento nos 12 países que competem na Copa América. Dois deles já são conhecidos do público, os apresentadores do Zona de Impacto Gabriel Moojen e Roberta Garcia. O terceiro a compor o time é uma nova aposta do canal: Paulo Bonfá, recém-contratado pelo SporTV, que apresenta o quadro “Diários de Bonfá”. Na atração, que estreia dia 30, Bonfá mostra o clima nos países participantes com seu estilo bem-humorado. “Não vou ficar só ligado aos resultados dos jogos, mas também à cultura e ao comportamento dos países visitados”, conta o apresentador.

Globoesporte.com

O globoesporte.com vai transmitir ao vivo todas as partidas da Copa América com exclusividade. O portal permitirá que os telespectadores assistam aos jogos de onde estiverem, em computadores, desktops, laptops, netbooks, iPhones e iPads.

- Publicidade -