No próximo sábado (25), a GloboNews estreia o documentário "Arrasta Fé", que mostra a primeira quadrilha evangélica do Brasil. Tradicional festa católica brasileira, um pastor resolveu adaptar a cultura para a visão dos neo pentecostais nas cidades satélites em torno de Brasília.

- Publicidade -

Em Ceilândia, moram descendentes dos candangos que vieram construir a capital, no final dos anos 50 e trouxeram consigo a cultura forte e arraigada de suas terras. Na periferia destas cidades nasceram e se multiplicaram quadrilhas de São João, que além das festas de rua, organizam Ligas, montam imensos campeonatos. Contam as histórias da luta do sertanejo contra a seca, de Lampião e Maria Bonita ou de outros cangaceiros, com coroné, boi, de Antonio Conselheiro. Falam em santos, carregam estandartes, têm nomes engraçados. Arrocha o Nó, Sanfona Lascada, Matutos da Cidade, Se Bobear a Gente Pimba.

Imagine um São João que dura muitos meses. Começa em maio, se estende até pelo menos agosto. Cada vez mais jovens entraram na onda das quadrilhas; tanto que atraiu atenção de um pastor evangélico. Ele viu ali um potencial de atração da juventude que não podia ser desperdiçado. Assim fundou a "Busca Fé", a primeira quadrilha evangélica do Brasil. Retiraram os santos, adaptaram os temas, e disputam os campeonatos com uma garra divina. Sempre por revelação do senhor.

"Arrasta Fé" estreia dia 25 de julho, às 21h na GloboNews.

- Publicidade -