- Publicidade -

Uma série que segue os passos de um fotógrafo que percorre a América Latina registrando em sua câmera a essência dos povos que visita e revelando a história de um lugar por meio de sua gente. Esse é a proposta de Fotonautas, a nova produção original do HISTORY, que vai ao ar às quartas-feiras, às 21h, a partir de 14 de setembro.

- Publicidade -

Nesta série de 10 episódios, o talentoso fotógrafo norte-americano Mark Powell e seu assistente, o mexicano Héctor Bialostozky Jusidman, buscam captar tudo o que vão descobrindo pelo caminho, retratando personagens locais, conhecendo a história das cidades e desvendando a identidade de diferentes povos latino-americanos. O entrosamento da dupla se justifica pela grande afinidade de amigos viajantes e aventureiros, ligados intimamente por uma câmera e uma intensa curiosidade. Movidos pela busca da essência dos países visitados, eles retratam personagens únicos, invisíveis para qualquer para a maioria das pessoas, e, focando nos detalhes, desvendam a história atual do imenso continente latino.

A minha paixão pela fotografia é encontrar novas narrativas e histórias. Gosto da surpresa, do acaso, que encontramos ao virarmos a esquina. Cada click pretende capturar o que o mundo me dá visualmente e que de outra forma nunca poderia ter podido experimentar”, explica Powell.

Em suas aventuras, Mark e Hector não retratam figuras conhecidas, mas pessoas comuns, em suas atividades triviais, típicas, tradicionais ou que representem sua região. “Mais do que um programa sobre viagens, onde o foco é o local, Fotonautas é sobre a interação dos personagens com os lugares e com as pessoas que passam por seus caminhos”, acrescenta Powell. Em sua jornada, esta divertida dupla de fotonautas se depara com situações insólitas, inesperadas, comovedoras e divertidas. Sempre registrando em um click a história de cada lugar.

Fotonautas vai ao ar às quartas-feiras, às 21h, a partir de 14/9. Rio de Janeiro, Salvador, República Dominicana, Colômbia e a Riviera Maia estão entre os locais visitados pela dupla. Na estreia, o HISTORY apresenta episódio duplo. Abaixo, biografias dos fotonautas e os episódios de setembro:

Mark Allor Powell – Fotógrafo americano, que tem desenvolvido boa parte de seu trabalho no México, mas também exibidos em importantes museus e galerias deste país, dos Estados Unidos e da Europa. Entre eles: The New Museum e Queens Museum em Nova York, Museo Archivo de la Fotografia e Arroniz Contemporáneo na Cidade do México, a Ten Haaf Gallery em Amsterdam, Foto España em Madri e Urbis Museum em Manchester, Inglaterra. Powell tem sido tema e autor de livros e artigos, incluindo Very Important Person (Diamantina, 2006) e Street Photography Now (Thames and Hudson, 2010). Acaba de trabalhar em seu primeiro documentário Bellas de Noche, sobre as estrelas do cabaré mexicano dos anos 70 e 80. Realiza workshops de fotografia na escola de artes El Faro de Oriente, na cidade do México.

Hector Bialostozky Jusidman – Artista mexicano, licenciado em Artes Plásticas no New School for Social Reaserch-Parsons School of Design, Nova York. Obteve diversas bolsas de estudo, como FONCA- Jovens Criadores em Mídias Alternativas e ICCR do governo hindu na Índia, entre outras. Atualmente, faz mestrado em História Contemporânea na Universidad de La Habana (Cuba) e é Professor de Sensibilização na Universidad Iberoamericana, na cidade do México.

- Publicidade -