A mais jovem brasileira a chegar ao cume do Monte Everest (2013), Karina Oliani, é a protagonista do documentário “Expedição Islândia” que o canal de televisão por assinatura OFF exibe no dia 18 de abril, às 23h30. O especial traz os melhores momentos dos quatro episódios da série que leva o mesmo nome, com a novidade de trazer imagens em 4K (ou Ultra HD). O segredo está no alto número de pixels, que proporcionam uma nitidez cada vez mais perto da perfeição.

- Publicidade -

A passagem de Karina por Silfra, localizada no Lago Thingvallavatn, na Islândia, é um dos destaques da viagem. Considerado um dos lugares mais frios do mundo para mergulhar – a temperatura da água gira em torno de 1ºC –, o local é uma espécie de fissura entre duas placas tectônicas que separam a América da Europa. Durante o mergulho, Karina consegue tocar ao mesmo tempo nas duas placas que separam os continentes. A cor da água é cristalina e, também por isso, Silfra é considerado o ponto de mergulho com maior visibilidade do planeta, podendo chegar a 150 metros de profundidade.

A paulista ainda faz escaladas no gelo, pratica stand up paddle em geleiras e explora vulcões ativos. Na viagem, Karina conquista mais um recorde: se torna a primeira pessoa – junto com um mergulhador local – a nadar com mais de 100 baleias orcas no país.

- Publicidade -