Além de ser um dos mais importantes pólos de cinema no País, a cidade de Paulínia, em São Paulo, tornou-se um grande palco para a produção da arte do sapateado no país. Pelo segundo ano consecutivo, a cidade abrigará o 12º Brasil International Tap Festival, que acontece entre os dias 29 de setembro e 02 de outubro de 2011, no Theatro Municipal de Paulínia. Organizado por Christiane Matallo, o evento traz profissionais com diferentes linguagens no universo do sapateado, promovendo um grande encontro entre alunos/interessados e profissionais através de espetáculos, workshops e tap jam sessions.

- Publicidade -

Marcam presença no evento vários sapateadores de renome internacional, como o norte americano Jason Samuel Smith, que, aliás, é padrinho do festival e admirador confesso do sapateado brasileiro. Everett Smith, canadense, e a norte-americana Michelle Dorrance, acompanhados por nomes de peso do Brasil, como a própria Christiane Matallo, Luizz Baldjão, Fernanda Bevilaqua, Simone Gutierrez, Eduardo Breton, entre muitos outros. Todos eles estarão reunidos no palco do Theatro Municipal de Paulínia no dia 30 de setembro, no Gala TAP, evento gratuito e que sela a Abertura Oficial do Festival na cidade de Paulínia, que, certamente, verá mais uma vez o Theatro Municipal lotado de apreciadores do sapateado.

Queremos difundir a arte do sapateado como entretenimento na capital do cinema, Paulínia, envolvendo artistas, formadores de opinião, pessoas leigas, escolas de dança, projetos sociais e admiradores desta linguagem”, explica Matallo, uma espécie de “ativista” do sapateado, pois além do Festival, também é organizadora do Sapateia São Paulo, evento que reúne centenas de pessoas todos os anos no Parque do Ibirapuera. Coreógrafa e musicista, Christiane Matallo foi considerada pelo jornal The New York Times como a “Carmen Miranda do TAP”.

- Publicidade -