A CNN International traz ao Brasil o premiado site CNN ECOSPHERE (www.cnn-ecosphere.com) para participar ao vivo da Rio+20, Conferência de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, entre quarta e sexta-feira, dias 20 a 22 de junho.
Com a CNN ECOSPHERE será possível visualizar em tempo real as discussões da cúpula em torno da sustentabilidade global. Um ecossistema 3D digital na internet será alimentado por tweets usando a hashtag #RIO20. Cada tweet estimulará o crescimento de uma planta ou árvore no jardim, que representa um tema específico na discussão da sustentabilidade. Cor, tamanho e crescimento das plantas darão uma visão de como a discussão está evoluindo.
Os tweets ficarão visíveis em uma “esfera ao vivo” exibida digitalmente com aproximadamente 30 tópicos. Essa esfera gerada por computador estreou na conferência do clima de Durban, realizada na África do Sul em 2011, onde reuniu e apresentou as ideias dos usuários sobre aspectos-chave da conferência – ao final do evento, 227 mil tweets foram postados. ECOSPHERE pode ser visto em um livestream por meio de um navegador de internet, que pode ser facilmente incorporado a outros sites. A hashtag #RIO20 filtrará os tweets sobre os temas discutidos em torno e na Conferência da ONU e os classificará por relevância. Os visitantes da ECOSPHERE poderão examinar as discussões principais na comunidade do Twitter por um zoom em diferentes ‘galhos das árvores’.
O projeto ECOSPHERE permite que a CNN International reúna opiniões, ideias e pensamentos do mundo todo pelo Twitter sobre sustentabilidade e políticas de mudanças climáticas para torná-las visíveis. ECOSPHERE recebeu recentemente os prêmios ADC e Clio em Nova York, no Festival de Montreux, no ADC em Barcelona e no Grande Prêmio ADC Alemanha.
A CNN International convidará seus telespectadores ao redor do mundo a mostrarem suas opiniões, juntando-se às discussões da Ecosphere no Rio. As opiniões serão postadas enquanto a Ecosphere cresce. Além disso, o projeto será parte da edição de junho do programa THE ROAD TO RIO: A GREEN CITY JOURNEY. O programa já viajou pela Índia, China, Estados Unidos e México, reportando projetos de proteção ao meio ambiente.