- Publicidade -

No dia 23 de junho a produção Faces da Verdade estreia no Telecine Premium, às 20h, abordando questões polêmicas como a liberdade de expressão da imprensa, o direito ao sigilo das fontes jornalísticas e o abuso de poder norte-americano. O drama da jornalista Rachel Armstrong é narrado desde a descoberta de um escândalo até a sua prisão.

Apesar de fictícia, a história do longa-metragem incorpora fatos verdadeiros que aconteceram durante a era Bush entre a ex-agente da Cia – Valerie Plame, e a repórter do New York Times, Judith Miller. Na trama, a atriz Kate Beckinsale interpreta a experiente repórter política, que trabalha em um dos maiores jornais da capital dos Estados Unidos. Com argumento e roteiro do cineasta Rod Lurie, o thriller de 2008 é ambientado na realidade do governo de Washington, e explora o maior questionamento ético de um profissional da imprensa: a revelação de sua fonte.

- Publicidade -

O destino de Rachel muda quando a jornalista obtém informações seguras sobre um caso polêmico, sem precedentes, capaz de abalar toda estrutura do atual governo, além de revelar a identidade de Erica Van Doren, uma agente nacional estrelada por Vera Farmiga. Devido ao furo de reportagem, ela começa a ser investigada e enfrenta um longo julgamento comandado pelo procurador tirânico Patton, vivido por Matt Dilon. Para persistir com seus princípios e integridade ela se recusa a divulgar a sua fonte, e é abandonada até mesmo pela família. O ator Alan Alda, na pele do famoso advogado Alan Burnside, é quem defende os direitos de Rachel, envolvida com sua liberdade de expressão e a desconstrução da figura romântica do jornalista.

- Publicidade -