O ano de 2012 foi escolhido pelas Nações Unidas como o Ano de Incentivo às Energias Renováveis. Entre os eventos programados para discutir o assunto está a Rio+20, conferência que será realizada em junho, no Rio de Janeiro. O programa Repórter Eco, da TV Cultura, destaca o assunto em sua edição neste domingo (29/1), às 17h30.
Entrevistado para comentar sobre o tema, o físico e professor da USP (Universidade de São Paulo) José Goldemberg faz uma relação direta entre mudanças climáticas e energia. “Mudanças climáticas e energia são irmãos siameses: eles vão juntos”.
Ele também afirma o papel relevante do Brasil, quando diz que o País tem uma matriz energética renovável em quase 50%. “De todos os países do mundo, o Brasil e a Noruega são os que têm melhor matriz energética do ponto de vista de energias renováveis”.
Quanto a estas energias renováveis, Goldemberg explica com clareza: “Se a gente estiver apostando em energias renováveis, nós estamos apostando no futuro. Se a gente apostar no petróleo, no gás, no carvão, a gente está apostando no passado e com todos os problemas do passado, como poluição, como contaminação local, como vazamentos como o que a gente viu na Bacia de Campos recentemente. Mas também em perturbações climáticas muito relevantes".
O Repórter Eco mostra ainda um novo jardim botânico aberto ao público, em um casarão da época dos barões de café. Fica na cidade de Nova Odessa, interior de São Paulo.