O dia 11 de setembro de 2001, marcaria o mundo e principalmente a história da mais famosa cidade do mundo: Nova York. Dez anos depois dos ataques terroristas, o GNT prepara uma programação especial durante todo o mês de setembro para homenagear a cidade, lembrar, refletir e olhar para frente. Documentários, série e matérias mostrarão a cidade sob vários ângulos, do medo à recuperação.

- Publicidade -

A programação começa no programa "Saia Justa", todas as quartas, às 22h. , Lúcia Guimarães vai apresentar em quatro reportagens, como os Estados Unidos ficaram após os ataques. Focará nas mudanças que aconteceram no país, principalmente em Nova York. Entre os entrevistados estão Michael Arad, arquiteto do memorial das vítimas; que conta como chegou ao desenho do monumento e fala sobre as disputas políticas envolvendo o projeto.

Na faixa "GNT.Doc", irão ao ar três documentários inéditos sobre o tema. Em "A Armadilha de Guantánamo" (dia 4 de setembro, à 0h30), vamos conhecer as histórias reais de quatro personagens que sofreram consequências diretas da ofensiva americana após os ataques: um ex-detento da prisão de Guantánamo, um oficial do exército que pôs sua carreira em cheque ao entregar informações confidenciais a organizações de Direitos Humanos, uma ex-militar acusada de tortura e um advogado espanhol dedicado a esclarecer as práticas ilegais ocorridas em Guantánamo.


Cena do documentário "Amor, Ódio, Amor", produzido por Sean Penn
Divulgação/First Hand

Outro destaque é "Amor, Ódio, Amor" (dia 18 de setembro, à 0h30), produzido por Sean Penn e com trilha sonora do U2. Conta a história de três famílias que foram afetadas por ataques terroristas: Liza Alderman perdeu seu filho de 22 anos nos ataques de Nova York, Ben Tulipan teve as duas pernas amputadas após os ataques de Bali de 2005 e Esther Hyman perdeu a irmã nos atentados de Londres de 2003. Essas famílias não se deixaram levar pela tristeza e encontraram uma razão para viver pautada na solidariedade. Já em "Love Etc." (dia 25 de setembro, à 0h30), apresenta cinco histórias de amor completamente diferentes que têm em comum o inconfundível cenário nova-iorquino.

Outros cinco documentários, sendo três deles inédito vão ao ar na "Faixa Imperdível". Em "Reconstruindo o WTC" (dia 5 de setembro, às 23h15), acompanha a construção da Torre da Liberdade (Freedom Tower) e do Memorial 11 de Setembro, no lugar ocupado anteriormente pelas torres do World Trade Center. Em "11/9 – Uma história de bombeiros" (dia 9 de setembro, às 23h15), profissionais que vivenciaram o terror dos ataques às torres gêmeas relembram a luta para resgatar companheiros e vítimas.

E na série de cinco episódios "NY Confidential" (de 12 a 16 de setembro, às 23h15), explora a vida cotidiana dentro de diversos bairros de Nova York, cujas diversas comunidades e tribos são compostas por membros das mais diversas culturas e etnias. Além das reprises de "A Impostora do 11/9" (dia 7, às 23h15) e "The Falling Man" (dia 8, às 23h15).

- Publicidade -