A TV Brasil reforça o espaço em sua programação para o curta-metragem e abre uma janela inédita na TV aberta. Através do Curta TV, programa apresentado por Renata Boldrini, que estreia no dia 4 de setembro, o público vai conhecer a produção nacional desses filmes. Ao mesmo tempo, a emissora pública divulga e incentiva a produção desse formato, descobre novos talentos e cria novas plateias.

- Publicidade -

A série terá 26 episódios que serão exibidos aos domingos, sempre às 22h30. Cada episódio terá apresentação de um curta e o primeiro é “ O Troco”, do fotógrafo Andre Rolim. Ele produziu uma comédia que, de forma criativa e divertida, satiriza os atendentes de telemarketing. Em poucos minutos, três atores dão o recado valendo-se de uma linguagem moderna e dinâmica.

Vale lembrar que o cinema nasceu com o curta-metragem. Esse gênero vive hoje sua fase de renovação. A qualidade e a quantidade de filmes produzidos aumentam a cada ano. Será que agora está mais fácil produzir um curta com as novas tecnologias digitais, como o uso até de celulares? E a linguagem e o acesso estão melhores com a internet e celulares?

Esse é um dos temas da estreia, bem como da entrevista com o diretor e fotógrafo Walter Carvalho. Ele fala de suas experiências no cinema e ressalta que, em função das inovações tecnológicas, os curtas estão cada vez mais em alta. Portanto, trata-se de um debate atual que não faltará ao novo programa da TV Brasil. Cada episódio terá entrevistas com diretores, atores e produtores, além de reportagens.

No primeiro programa, o público vai saber que a história do curta é a história do próprio cinema. Os irmãos Lumière são considerados os pais do cinema, e coube a Louis Lumière fazer o primeiro documentário de 45 segundos de duração. Na virada do século XIX para o XX, veio a montagem e novas experiências foram feitas com o avanço da montagem. E os filmes passaram a ter 15 minutos. O programa lembra, inclusive, os famosos truques de George Méliès com o antológico filme Viagem à Lua. Voyage dans La Lune (Viagem à Lua).

- Publicidade -