É sabido que a Bíblia tem os seus Dez Mandamentos. Porém, existem mais de 2.000 regras e leis adicionais nas páginas desse livro sagrado. E essas normas abrangem praticamente todas as esferas da humanidade, do amor e da guerra à comida e à bebida, de como rezar a o que vestir.

Essas “leis” também são um portal para a antiguidade, e abrem janelas para civilizações que desapareceram milhares de anos atrás, sejam elas de Roma, Egito ou Mesopotâmia. E cada regra escondida entre esses escritos antigos leva a uma investigação sobre um momento perdido na história, jogando luz sobre o modo como as pessoas viviam em tempos distantes, como amavam, pensavam e lutavam.

A série Regras Ocultas da Bíblia, exclusiva do BIO, investiga o contexto histórico para entender tais regras. O episódio inédito Vícios do Mundo Antigo, em 24 de agosto, domingo, às 21h, mostra que o uso e abuso de bebidas alcoólicas remonta à antiguidade, e por isso não é nenhuma surpresa que a Bíblia tenha muito a dizer sobre o assunto.

No entanto, o vinho e outras bebidas desempenhavam um papel muito diferente naqueles tempos: podiam ser tanto remédio como milagre, tanto pecado quanto salvação. O episódio inédito revela um mar de informações sobre a importância do vinho e os perigos da devassidão. E, para quem achava que os vampiros eram as únicas criaturas a beber sangue humano, esta viagem ao mundo antigo vai mostrar que, historicamente, nem sempre foi assim.