No dia 04 de junho (sábado), às 22h15, a Band exibe ao vivo e com exclusividade o Miss São Paulo 2011. A vencedora da disputa ganha uma vaga no Miss Brasil. Adriane Galisteu apresenta o desfile das mais belas paulistas, que será embalado pelas atrações musicais Falamansa e Paula Lima. O evento será realizado no Memorial da América Latina, localizado na capital do estado, e terá participação de 40 candidatas. A emissora mobiliza cerca de 300 profissionais para a transmissão e utiliza 10 câmeras em HD.
As candidatas estão à disposição dos promotores do evento desde domingo (27 de maio) até o próximo sábado (04 de junho) no Hotel Maksoud Plaza. A concentração será repleta de ensaios, provas de roupas e passeios por marcos turísticos da cidade. Durante esse período, elas serão apreciadas por três jurados escolhidos pela produção. Kátia Gardin, diretora-geral do evento, conta que “foram criadas algumas situações, como provas de roupas e passeios, para que eles analisem com mais cuidado tanto o comportamento quanto o corpo das meninas”.
A classificação se dará em quatro etapas distintas. A primeira acontece na própria semana de concentração, pois os três especialistas já selecionam 27 candidatas. Porém, no dia do concurso, todas as participantes desfilam sem saber o resultado. O anúncio das escolhidas será dado por Galisteu somente após a primeira apresentação no palco. Os passos seguintes serão conduzidos por um corpo de jurados diferente. Na segunda avaliação, 12 serão classificadas. Os jurados apontam 11 meninas e a 12ª será eleita por voto do público, via SMS, Portal de Voz e Internet. A terceira etapa seleciona 5 e, finalmente, no quarto passo, saem as 3 finalistas.
A vencedora ganha o título de Miss São Paulo, uma coroa (assinada por Pedro Muraro), 10 mil reais em roupas e um carro 0 km. A segunda colocada conquista uma viagem com acompanhante para um destino da América Latina e a terceira leva uma viagem com acompanhante para o Norte ou Nordeste do Brasil.
A produção conta com os seguintes parceiros: biquínis e maiôs costurados pela marca Catalina, bijus por Turpin, jóias por Pedro Muraro, trajes casuais sob responsabilidade da Miliore, sapatos Vizzano e roupas de gala sob os cuidados de Alexandre Dutra. A coreografia, que demanda muito tempo das belas durante a concentração, foi elaborada por Paula Peixoto – assim como no Miss Minas Gerais 2011.
No sábado seguinte ao concurso (11), às 13h, a Band exibe mais um especial “Um Sonho de Miss”, sobre os bastidores do evento, com apresentação de Adriane Galisteu. Kátia Gardin afirma que a Band preencheu um espaço que faltava na cobertura: “O público quer saber o que acontece fora do palco. As câmeras da Band farão um registro diferenciado de making off”.
Saiba quem são as candidatas:
Americana: Thais Rodrigues Ramos de Socorro
Américo Brasiliense: Rafaela Martins de Oliveira
Araraquara: Mariane Silvestre
Araras: Bianca Luperini
Arthur Nogueira: Dayane Cristina Melo
Atibaia: Tatyana Dias de Figueiredo
Barueri: Amanda Cristina Rodrigues Costa
Bertioga: Maiara Paitz Salvador
Campinas: Debora Selane
Capivari: Juliana Rodrigues
Catanduva: Camila Albino
Cotia: Andressa Borges
Holambra: Luana Wopereis
Hortolândia: Sonia Mara Zanotelli
Itapecerica da Serra: Pollyana Lucila Fragoso de Morais
Itatiba: Juliana de Goes
Itu: Deise Oliveira Soares
Jaboticabal: Mirela Bedore
Jaguariúna: Diane Cristina da Silva
Limeira: Dhyanaina Alvaredo
Lins: Giseli Germano Finoti
Mairiporã: Nathalia Bernardes
Marília: Rafaela Gomes Butareli
Mogi Guaçu: Pamela Policarpo Nogueira
Mogi Mirim: Paloma dos Santos Siqueira
Osasco: Denise Cristine de Goes
Paulínia: Jessica Ferreira
Piracicaba: Jennifer Cristina de Abreu
Porto Ferreira: Daiane Nayara Teixeira
Ribeirão Preto: Ligia Vieira
Rio Claro: Hannah Hebling Cecchetto
Santa Bárbara D’Oeste: Amanda Mendes de Sousa
Santana de Parnaíba: Aline de Pierri
Santo André: Caroline Inglez Santiago de Macedo
Santos: Andressa Ramirez Penteado
São Carlos: Ana Paula Nardi
São José do Rio Preto: Amabile Vilar de Olindo Zanetti
São Paulo: Miriam Alves Santos Cruz
Sumaré: Zaidan Cristina Ribeiro Vieira
Várzea Paulista: Monique Alonso Pirani
São Paulo no Miss Brasil:
São Paulo ostenta oito títulos Miss Brasil, perdendo apenas para o Rio Grande do Sul, que ganhou dez vezes. As candidatas do estado venceram em 67, 73, 74, 76, 77, 84, 91 e 94. Na última vez, em 94, a vitória no concurso nacional foi de Valéria Peris.