O Discovery Home & Health estreia na quinta-feira, 24 de março, às 22h, dentro do bloco de programação “Quintas em Casa”, a série Acumuladores (Hoarding: Buried Alive) que investiga o universo das pessoas que desenvolvem um apego excessivo pelas coisas que as rodeiam e as acumulam mesmo que sejam desnecessárias ou até mesmo absurdas de se manter em casa.
Um dos casos mais severos de acúmulo agudo – ou hoarding, em inglês – foi divulgado em março de 1947, quando a polícia de Nova Iorque foi chamada para investigar o caso de um cadáver encontrado em um prédio de três andares no bairro do Harlem. O imóvel pertencia a dois irmãos já idosos, Langley e Homer Collyer, e quando os policiais entraram no prédio, ficaram chocados com o que encontraram: montes de lixo que chegavam até o teto, incluindo 14 pianos, um automóvel Ford modelo T e os restos de um feto de duas cabeças. Mas isso não era o pior: dentro do sistema de túneis que permitia andar entre o lixo, estavam os cadáveres dos dois irmãos – um esmagado pelo lixo, o outro morto de inanição.
A história dos irmãos Collyer é sem duvida um dos casos mais chocantes e notórios de hoarding registrados nos Estados Unidos – mas o fenômeno é mais comum do que se pensa.
Cada episódio da nova série do Discovery Home & Health mostra a visita à casa de duas pessoas que sofrem desse distúrbio, que prejudica seu bem-estar e o das pessoas que com elas convivem, e com a ajuda de terapeutas e organizadores profissionais, procuram encontrar a causa de sua obsessão na esperança de retomar o controle de suas vidas.