Um forte tsunami com onda de 10 metros atingiu o Japão nesta sexta-feira, dia 11 de março, após um terremoto com magnitude de 8.9 na escala Richter. O tremor ocorreu às às 14h46 (hora local, 2h46 de Brasília) no Oceano Pacífico a cerca de 130 km da península Ojika. Um série de pelo menos outros 70 tremores (com magnitude superior a 5) ocorreu logo em seguida.

- Publicidade -

As principais emissoras internacionais de notícias como CNN International (confira vídeo ao lado), CNN en Español, BBC World, Al Jazeera e outras interromperam suas programações para noticiar a catástrofe. Já o mesmo não pode ser visto nas emissoras brasileiras "dedicadas" a notícias que ignoraram o fato durante a madrugada.

A Band News relatou o acontecido, mas com informações desatualizadas. Mesmo após o tsunami atingir o Japão e a magnitude ter sido atualizada, a emissora ainda noticiava apenas o terremoto e com a informação de que teria magnitude de 7.9 (duas novas atualizações já haviam sido divulgadas pela mídia internacional, primeiro para 8.8 e depois 8.9).

A Globo News optou por seguir com a transmissão normal e exibiu uma reprise do programa Globo Ecologia. Já a Record News que poderia ter realizado uma excelente cobertura e informado, principalmente, ao público que não possui TV por assinatura, ignorou completamente o fato e exibia apenas uma tela com seu logo no centro.

Estima-se que 271 mil brasileiros vivem no Japão. Um número considerável e que não deveria ter sido ignorado pelas emissoras brasileiras.

- Publicidade -