Desde a última segunda-feira, dia 8 de junho, o fã do esporte vê uma nova ESPN Brasil. Os programas Bate-Bola e SportsCenter (versão brasileira) estreiaram novos e totalmente reformulados cenários. O grande destaque é o videowall com monitor full HD de 3,20 metros de largura por 1,80 metros de altura (o equivalente a uma televisão de 150 polegadas), que tem somente 1,6 mm de distância entre os pixels – fazendo dele o mais nítido da TV brasileira. O monitor gigante será como uma janela para links ao vivo, análises dos melhores lances do futebol mundial e monitoramento de redes sociais.
Além de já utilizar muita interação com o fã do esporte através do WatchESPN, Twitter, Facebook e Instagram, o BATE-BOLA começará a usar também o Whatsapp – que será integrado ao programa através de uma ferramenta desenvolvida internamente. Com isso, o fã do esporte poderá compartilhar mensagens de voz, vídeo e texto com os comentaristas.
Além do videowall, os novos cenários trazem o conceito de “contar histórias” em vários monitores, com linguagem artística, fazendo desses espaços verdadeiros “outdoors” que estampam logos dos times, números, manchetes, fotos de atletas e hashtags. Há quatro monitores verticais de 59 polegadas, presos a um trilho, que podem compor diferentes formatos, juntos ou separados – sempre alinhados aos temas do dia. Outro destaque é o monitor touchscreen de 85 polegadas, integrado a provedores de dados de estatística e resultados que vão ajudar nas análises dos comentaristas em tempo real.
Visualmente os novos cenários serão muito versáteis e vão mudar de cor ao longo do dia – tornando cada uma das três edições do Bate-Bola e do Sportscenter diferente para o fã do esporte. O sistema de iluminação do estúdio foi reformulado para luzes de “LED” – sistema que além de trazer mais qualidade para a direção de fotografia, proporciona economia de energia e maior segurança devido ao baixo aquecimento. Esta é uma tendência mundial de solução sustentável .
“É a maior mudança de visual que apresentamos em 25 anos de história da ESPN no Brasil. Foi um trabalho de mais de 10 meses em conjunto com a equipe da ESPN dos Estados Unidos para trazer o que há de mais avançado em tecnologia. A ideia é estarmos alinhados visualmente com a ESPN em todo o mundo, mas fazer adaptações necessárias ao fã de esporte brasileiro” , explica João Palomino, vice-presidente de jornalismo e produção.
Os dois novos cenários fazem parte de um mesmo ambiente para que eventuais intervenções possam ocorrer, como por exemplo o apresentador do SportsCenter ‘invadir’ o Bate-Bola para chamar alguma reportagem importante que será exibida posteriormente. No segundo semestre, as transmissões e o Linha de Passe também terão novidades visuais.