Uma homenagem à Europa do futuro, explorando a riqueza da criação contemporânea, é a proposta de O 3º Tour Eurochannel de Curtas-Metragens. Em junho, o Eurochannel apresenta a terceira parte desta programação especial – realizada anteriormente em 2009 e 2010 –, com curtas vindos de vários lugares da Europa.

- Publicidade -

Os filmes apresentados em O 3º Tour Eurochannel de Curtas-Metragens dão ao telespectador a oportunidade de viajar pelas fronteiras do continente, conhecendo suas características particulares e detalhes minuciosos. Países como Luxemburgo, Portugal, França, Bélgica e Suíça estão representados neste tour. É uma ocasião única para descobrir a criatividade de lugares remotos, e tudo ao mesmo tempo, e no mesmo lugar.

Cada um destes filmes funciona como uma amostra de seu país de origem, um cenário no qual está oculta uma parte do que há de mais íntimo no país. Modo de viver, de amar e de odiar são transmitidos com emoção na tela do canal.

O curta-metragem é igualmente uma maneira particular de se expressar e fazer cinema. O gênero tem seu estilo próprio, além de ritmos e possibilidades características. É uma escolha artística que leva diversos cineastas à consagração de seus talentos.

No dia 3/6, sexta-feira, às 22h, vai ao ar a primeira parte do 3º Tour Eurochannel de Curtas-Metragens, com sete produções seguidas.

Luxemburgo

X Num Mapa (X On a Map, Luxemburgo, 2009)
Direção: Jeff Desom
Duração: 13 minutos
Sinopse: Paulo trabalha como cartógrafo e sonha com lugares distantes. Até que conhece Ana, que dobra mapas para a mesma empresa. Durante uma reunião secreta, ele descobre sua própria América privada que não pode ser encontrada em nenhum mapa do mundo.

Portugal

Alfama (Alfama, Portugal, 2010)
Direção: João Viana
Duração: 15 minutos
Sinopse: Emoções distintas tomam conta dos passageiros de um trem. Entre elas, amor, ciúme, dor e pecado.

França

Escala (Escale, França, 2009)
Direção: Eléa Gobbé-Mévellec
Duração: 6 minutos
Sinopse: Curta animado sobre marinheiros que chegam ao final da temporada de pesca. Em terra firme, eles fazem escala em um porto, procurando esquecer o trabalho e encontrar prazer.

Bélgica

O Fim do Mundo (La Fin du Monde, Bélgica, 2010)
Direção: Michael Havenith
Duração: 10 minutos
Sinopse: Serge é o segurança de uma loja. Tudo corre perfeitamente até o dia em que sua rotina é interrompida por um corte de energia.

Azerbaijão

Vida Teatral (Teatral Heyat, Azerbaijão, 2009)
Direção: Ilqar Najaf
Duração: 22 minutos
Sinopse: Um ator reprimido acaba confundido a vida virtual e a realidade. As coisas não podem continuar assim. Chegou a hora de fazer uma escolha.

Letônia

Sinais de Luz (Gaismas Zimes, Letônia, 2010)
Direção: Ilze Kunga
Duração: 18 minutos
Sinopse: Ingus é um quarentão feliz com sua vida de solteiro, até que um dia Zanete se torna sua vizinha, perturbando o curso normal das coisas.

Suíça/Alemanha

Rabiscos & Cócegas (Kritzeln & Kribbeln, Suíça/Alemanha, 2009)
Direção: Amaury Berger
Duração: 13 minutos
Sinopse: A tímida vendedora Anna passa diante da creperia diariamente a caminho do trabalho. Sua vida sofre uma reviravolta quando o atraente cozinheiro de crepes aparece em sua loja.

- Publicidade -