O Globo Universidade retorna de férias neste sábado, dia 12 de março, e exibe edição especial gravada na França, em pleno inverno. Para este primeiro programa inédito do ano, a repórter Lizandra Trindade buscou pesquisadores brasileiros que escolheram o país para desenvolver seus estudos. E é em meio à neve da cidade de Provins que o professor Marcelo Cândido, coordenador do Laboratório de Estudos Medievais da Universidade de São Paulo (USP), explica sua pesquisa à jornalista. Na cidade – um sítio histórico com construções medievais preservado pela Unesco -, ele aborda a organização social, política e religiosa da Europa na Idade Média.
De Provins, Lizandra segue para Paris, onde conversa com o professor Luiz Felipe Alencastro no quadro Mérito Acadêmico. Radicado na cidade há 40 anos, ele leciona na renomada universidade de Sorbonne e coordena o Centro de Estudos do Brasil e do Atlântico Sul. Alencastro fala sobre sua obra, dedicada às relações Brasil-África no período colonial. Já o quadro Fora de Série apresenta o pesquisador Luciano Spinelli, doutorando da Universidade René-Descartes – Sorbonne Paris V. Especialista em história contemporânea, ele explica suas pesquisas sobre o grafite nas ruas de Paris. E o Eu Amo Meu Trabalho traz o depoimento de um profissional pouco conhecido – o egiptólogo. Formada em Egiptologia pela Sorbonne, Fernanda Haddad mostra como mergulha nos estudos sobre a história do Egito em livrarias, bibliotecas e museus da cidade.
O Globo Universidade é exibido aos sábados, às 7h15, na Rede Globo, com reprise às 15h30 na Globo News e às 13h30 no Futura, que também exibe o programa às 15h15 nas quartas-feiras, e às 3h nas quintas-feiras. A íntegra do programa fica disponível na internet (www.globouniversidade.com.br), logo após a exibição na TV.