O último capítulo da microssérie sobre bem-estar animal vai ao ar neste domingo, dia 08, no ‘Globo Rural’. Na semana passada foram exibidos os cuidados na criação de gado leiteiro e de corte, agora é a vez de contar quais são as técnicas usadas para evitar a violência e o sofrimento dos frangos, das galinhas poedeiras e dos porcos.
Nessas criações, o cuidado mais comum na prática do bem-estar animal é dar mais espaço para os animais, já que, na maioria da vezes, eles são criados de forma intensiva, presos dentro de galpões. A repórter Priscila Brandão foi até Ipeuna, no interior de São Paulo, para mostrar que as aves estão ganhando mais espaço e mais acesso às áreas verdes.
Em Tangará da Serra, Mato Grosso, e em Concórdia, Santa Catarina, os porcos recebem atenção especial até quando têm que subir no caminhão para ir para o abate. Há um certo cuidado no deslocamento para evitar o estresse. Já existe até elevador para substituir as rampas de acesso ao veículo. Além disso, os animais também ganham mais espaço e até lagoa de lama.
Ainda no programa, uma matéria sobre a produção de etanol no Brasil e a entrada do capital estrangeiro no setor. E uma reportagem mostra a preocupação do agricultor com a queda do preço do algodão. O ‘Globo Rural’ vai ao ar aos domingos, logo após ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’, e de segunda a sexta, após ‘Sagrado’.