A violência e a sexualidade da Era dos gladiadores voltam à TV brasileira. O canal em alta definição Globosat HD estreia com exclusividade no Brasil, no dia 16 de abril, às 22h30, o primeiro dos seis episódios de Spartacus: Gods of the Arena. O aguardado prelúdio da primeira temporada Spartacus: Blood and Sand narra a história da Casa de Batiatus, centro de treinamento de gladiadores, e de Gannicus, seu primeiro campeão.
Entre os atores que retornam para a minissérie estão John Hannah (A Múmia, Quatro Casamentos e Um Funeral), como Batiatus; Lucy Lawless (Xena: A Princesa Guerreira), como Lucretia e Peter Mensah (300, O Incrível Hulk), como Oenomaus. O elenco também conta com Dustin Clare (Underbelly), no papel de Gannicus; Jaime Murray (Dexter, Hustle), como Gaia e Marisa Ramirez (General Hospital), como Melitta.
No período retratado em Spartacus: Gods of the Arena, a Casa dos Batiatus está em ascensão e gozando das glórias de seu campeão Gannicus, cuja habilidade com a espada se compara somente por sua sede de vinho e mulheres. Este é o momento pelo qual o jovem Batiatus tem esperado. Pronto para derrubar seu pai e assumir o controle, ele irá trair qualquer um para garantir que seus gladiadores sejam os mais solicitados. Ao seu lado está sempre sua leal e calculista esposa Lucretia, que, quando oportuno, recorre aos ousados talentos de sua sedutora amiga Gaia. Juntos, nada os impedirá de enganar as massas, conquistar poder e cobrir de sangue a cidade de Cápua.
O criador da série Steven S. DeKnight utilizou o prelúdio para explicar os detalhes mencionados na primeira temporada da série. ”A ideia veio de uma conversa com John Hannah, que me disse como gostou de trabalhar na série e voltaria se fosse necessário. Então pensei que havia algumas lacunas que gostaria de preencher”, lembra Steven. ”O interessante do prelúdio é que ele se completa. Quem não assistiu a primeira temporada pode ver o prelúdio que vai entender o que acontece. As informações estão lá e todos os personagens são apresentados. É uma experiência completamente nova”, explica.
Temas como sexo e violência voltam a ser abordados e o visual gráfico da primeira temporada permanece. “Falamos de assuntos que outros programas de TV têm medo. Não temos vergonha de mostrar sexualidade e violência, abordamos isso da forma mais realista possível. Temos ação, aventura, amor, relações complexas, intrigas, assassinato. E as melhores cenas de ação jamais vistas na televisão”, diz Steven.
O novo personagem inserido em Spartacus: Gods of the Arena é o gladiador Gannicus e foi apontado por Steven no script como Han Solo encontra The Killers, fazendo referência ao clássico personagem de Guerra nas Estrelas e a banda de rock americana. O ator australiano Dustin Clare dá vida ao personagem, um gladiador que vive o momento. “Para ele só importa vencer na Arena, não interessa se é pela Casa de Batiatus. Ele deseja ouvir a torcida gritando o seu nome e se distrair da realidade. Sua cabeça está em mulheres, álcool e lutas. É só o que ele quer”, explica. Dustin enfrentou uma dura rotina de treinamento de sete horas diárias, durante três semanas, para dar vida ao personagem.