Destaque no cenário teatral brasileiro, o diretor, cenógrafo e figurinista mineiro Gabriel Villela conversa com José Wilker no próximo episódio de Palco e Plateia, no dia 6 de junho (segunda-feira), às 21h no Canal Brasil.

- Publicidade -

Com mais de trinta peças no currículo, Villela conquistou os principais prêmios de teatro – Molière, Shell, Mambembe e APCA, entre outros – e participou de vários festivais internacionais. Um grande marco em sua carreira, a adaptação de Romeu e Julieta (1992), de William Shakespeare, com o grupo Galpão, foi apresentada em diversas cidades brasileiras e na Europa. O espetáculo ficou em cartaz durante um mês no Globe Theatre, em Londres.

Neste ano, Villela estreou a montagem Sua Incelença, Ricardo III, criada pelo Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare. A peça, que mistura aspectos do sertão brasileiro e da Inglaterra elisabetana, abriu o 20º Festival de Teatro de Curitiba. Além da entrevista com o diretor, o episódio traz depoimentos das consagradas atrizes Rosi Campos e Walderez de Barros.

Dirigida por Jorge Nassaralla e Pedro Flores da Cunha, a série Palco e Plateia abre as cortinas do teatro brasileiro todas as segundas-feiras, às 21h, no Canal Brasil, para apresentar um panorama do universo das artes cênicas no país. O ator, diretor, crítico de cinema e apresentador José Wilker entrou em cena e entrevistou alguns dos maiores e mais representativos diretores do universo teatral. Wilker, que tem intimidade com o assunto – são mais de 50 peças no currículo -, contou com a participação de diversas plateias nos teatros das principais capitais onde as conversas foram filmadas. O programa mostra ainda imagens das produções teatrais e depoimentos de grandes atores e outros profissionais do meio que fizeram parte da trajetória de cada diretor entrevistado.

Com roteiro de Jorge Espírito Santo, Palco e Plateia discute o teatro brasileiro, suas diversas manifestações, suas variadas visões, linguagens, métodos de encenação e processos de criação. Com perguntas também da plateia, muitas constituídas por atores e pessoas do mundo das artes cênicas, se estabelece um diálogo, uma troca entre diretor e público, profissionais e admiradores do teatro. O programa é uma produção da Girassol Comunicações em parceria com a KN Vídeo, e conta com patrocínio da Oi e apoio cultural do Oi Futuro.

No total, são 13 episódios (30 minutos cada) que serão exibidos até 27 de junho na seguinte ordem: Aderbal Freire-Filho (4 de abril), Charles Möeller (11 de abril), Bia Lessa (18 de abril), Amir Haddad (25 de abril), Chica Carelli e Marcio Meirelles, do Bando de Teatro Olodum (2 de maio), Rodolfo Garcia Vázquez, do grupo Os Satyros (9 de maio), Eduardo Moreira, do Grupo Galpão (16 de maio), Guti Fraga, do Nós do Morro (23 de maio), Hamilton Vaz Pereira (30 de maio), Gabriel Villela (6 de junho), Miguel Fallabela (13 de junho), Bibi Ferreira (20 de junho) e Antunes Filho (27 de junho).

- Publicidade -