net O canal de televisão por assinatura Campus TV iniciou suas transmissões nesta última quarta-feira, dia 19 de fevereiro. A estreia aconteceu na operadora de multisserviços NET, no canal 19, para os assinantes da cidade de Marília, no interior do estado de São Paulo. Realizado por meio de um projeto de extensão universitária, a Campus TV será exibida no canal universitário, obrigatório nas redes de TV a cabo de qualquer cidade e destinado às Universidades locais (Lei Federal nº 8.977, de 5 de janeiro de 1995).

[creditos:b8f9f8294b]
Divulgação / Campus TV[/creditos:b8f9f8294b]

A proposta deste canal é de compatibilizar as particularidades da televisão com as das Universidades, que têm na cidade uma parte significativa para a produção de pesquisa e projetos de extensão voltados à comunidade local. Frente a esse desafio, esse projeto nutre o ideal de uma TV universitária pública, comprometida com o desenvolvimento da sociedade, com a difusão e a democratização do conhecimento.

A iniciativa partiu da Direção da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Unesp, Câmpus de Marília, a qual instituiu, em 2009, a Assessoria de Comunicação Social e Imprensa na Unidade. Em 2011, o professor Marcelo Fernandes de Oliveira, do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas, foi escolhido no âmbito da Comissão Local de Comunicação Social da Unesp de Marília para elaborar e coordenar o projeto da Campus TV. Segundo Oliveira, “o primeiro passo foi captar os recursos necessários para a infraestrutura da TV. Em seguida, entramos em contato com a NET e providenciamos a documentação para a operação do canal”.

Em 2013, com apoio institucional do atual diretor da FFC, José Carlos Miguel, a coordenação do projeto encaminhou o orçamento para captar os recursos necessários à montagem do estúdio para a Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX) da Unesp. Segundo o diretor, “o projeto foi contemplado, a estrutura tecnológica foi adquirida, possibilitando assim a operação inicial da Campus TV em Marília”.

Em resumo, a Campus TV cumprirá, de acordo com o preceito de TV Universitária, "seu papel de televisão pública levando ao ar uma programação de qualidade, que contribui com a formação crítica do cidadão. Os programas jornalísticos, de utilidade pública e de entretenimento possuirão uma proposta multimídia, conectada com as tecnologias convergentes", na qual se baseia a própria TV Unesp, em seu site. Nesse sentido, o público poderá assistir à programação no canal 19 da NET de Marília e, futuramente, também pela internet por meio de computador, notebook, celular ou tablet.

A Campus TV retransmitirá ainda conteúdos produzidos por outras TVs universitárias, principalmente da TV Unesp de Bauru, da TV Univesp de São Paulo, e as que fazem parte da Rede de Intercâmbio de Televisão Universitária (Ritu), projeto da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU), além de contar com o apoio da Unimar (Universidade de Marília), em uma parceria cultural para a produção do conteúdo científico e da divulgação do que as Universidades inserem na sociedade.