Destino frequente de turistas e conhecida por seus roteiros de viagem, Nova York será apresentada por um ponto de vista diferente no Globo Universidade neste sábado, 19 de fevereiro. A reprise do programa especial vai mostrar quem são e o que fazem professores e pesquisadores brasileiros que escolheram a cidade para desenvolver a carreira acadêmica.

- Publicidade -

A repórter Lizandra Trindade acompanhou por uma semana os passos destes brasileiros pelos corredores de institutos renomados, como a Universidade de Columbia e a Universidade de Nova York. As reportagens destacam ainda como a cidade atrai diferentes áreas de interesse como Direito, Inteligência Artificial, Antropologia Física e Artes.

Na Universidade de Columbia, Lizandra Trindade entrevista a pós-doutoranda Lilia Sales, professora visitante na instituição. Pesquisadora de Direito, ela explica por que o ambiente de Nova York é fundamental para seus estudos sobre mediação de conflitos. A cidade também faz a diferença para o físico carioca Davi Geiger, referência mundial no estudo de inteligência artificial e hoje professor da Universidade de Nova York. Ele mostra, no quadro Mérito Acadêmico, como busca aprimorar a tecnologia de produção de robôs.

Paulo Bonfim Chaves, doutorando em Antropologia Física na Universidade de Nova York, coleta material no Brasil sobre o primata muriqui e usa a infraestrutura dos laboratórios norte-americanos para analisar resultados e pensar a preservação da espécie. Ele explica como realiza este processo no quadro Fora de Série. E o Eu Amo Meu Trabalho acompanha o dia de Leda Maria do Prado, que trabalha com uma das vocações de Nova York: a efervescência cultural. Artista plástica e mestre em História da Arte, ela mora na cidade há oito anos e é responsável pela curadoria internacional na Ward-Nasse Gallery, no bairro de SoHo.

O Globo Universidade é exibido aos sábados, às 7h15, na Rede Globo, com reprise às 15h30 na Globo News e às 13h30 no Futura, que também exibe o programa às 15h15 nas quartas-feiras, e às 3h nas quintas-feiras. A íntegra do programa fica disponível na internet (www.globouniversidade.com.br), logo após a exibição na TV.

- Publicidade -